HGIP é conceito A segundo a Anvisa

O IPSEMG marcou presença no I Congresso de Ciências Farmacêuticas, em Foz do Iguaçu, nos dias 15 a 18 de novembro como o trabalho: Gerenciamento de risco no uso de tecnologias em saúde de hospital público da rede sentinela da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

O artigo apresentado pelas servidoras, lotadas Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP), Helena Bernardino e Cristiane Monteiro Pinto teve como objetivo demonstrar o resultado do monitoramento, feito pela Rede Sentinela, das atividades de gerenciamento de risco no uso de tecnologias em saúde de um hospital geral, de grande porte da rede pública de saúde, no qual o HGIP alcançou a categoria A.

Segundo relatório da Anvisa, o HGIP, sendo um dos hospitais da Rede Sentinela, passa pela avaliação semestral para verificar os níveis de segura de segurança dos pacientes e dos profissionais da saúde. As instituições participantes são avaliadas por uma metodologia que consta de um questionário específico. Para cada tema constam perguntas com respostas do tipo “Não” com valor “0”, para as perguntas não respondidas notas “-1” e nota “+1” para questões respondidas estabelecendo-se três categorias. O relatório demonstrou que nível de segurança no HIGP evoluiu de 22,93 para 24,35 em 2015, portanto categoria B, e para 28,73 no 1º semestre 2016, categoria A pelo comprimento de 75% dos critérios da avaliação.

O trabalho contou com a colaboração da equipe de gerência de risco do hospital da qual fazem também parte Maura Jeanne Oliveira Santos e Vânia de Cássia Gomes.

Rede Sentinela

A Rede Sentinela é uma das estratégias do Sistema de Notificação e Investigação em Vigilância Sanitária – Vigipós, que realiza observação ativa do desempenho e segurança de produtos de saúde. A gerência de risco representa a referência interna da Vigipós nas instituições, que realiza monitorização e gerenciamento de risco das tecnologias em saúde.

divulgação

Publicado em 04/12/2017 14:21