O que você precisa saber antes de comprar um repelente

O uso de repelente é uma das formas de prevenção contra o Aedes aegypti, a fim de evitar a infecção pelas doenças transmitidas pelo mosquito: a dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Porém, antes de escolher e comprar um dos tantos produtos disponíveis no mercado, algumas informações são essenciais, fique ligado:

  1. Fique atento ao rótulo! Antes de comprar um repelente, verifique se o produto é registrado na Anvisa. Os fabricantes devem expor no rótulo o número de registro do produto na Agência.
  2. Mulheres grávidas podem usar repelentes, desde que o produto esteja registrado na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e que sejam seguidas as instruções de uso descritas no rótulo.
  3. Crianças requerem produto especial. Repelentes não devem ser utilizados em crianças menores de 2 anos. Para crianças entre 2 e 12 anos, a concentração da substância de repelência DEET deve ser de no máximo 10% e a aplicação deve se restringir a três vezes por dia.
  4. Aplique nas áreas expostas do corpo e também por cima da roupa. Em caso de suor excessivo ou contato com água, reaplique o produto!
  5. Inseticidas “naturais” à base de citronela, andiroba e óleo de cravo, entre outros, não possuem aprovação pela Anvisa e nem comprovação de eficácia.

 

Fonte: Pollyana Teixeira, http://blog.saude.mg.gov.br/2018/01/10/top5-o-que-voce-precisa-saber-antes-de-comprar-um-repelente/

 

Publicado em 06/02/2018 16:19

IPSEMG IPSEMG - Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves - Rodovia Papa João Paulo II, nº4001 - bairro Serra Verde - 3º e 4º andares do prédio Gerais
Belo Horizonte/MG - CEP: 31630-901
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades, Política de privacidade  Telefones de contato