O setor de Humanização da Assistência promoveu a palestra: "Saúde e bem-estar na terceira idade: mudando paradigmas”, ministrada pela enfermeira Luzimar Rangel, e também, o depoimento do maratonista Sebastião Carvalho de Souza, falando sobre a saúde na terceira idade. A roda de conversa aconteceu na última quarta-feira (23), no Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP). O evento teve como objetivo contribuir para o processo reflexivo acerca das novas dimensões da velhice.
“A ideia da roda de conversa é conscientizar as pessoas de que a população está envelhecendo. As pessoas estão nascendo menos e vivendo mais. Então nós precisamos nos preocupar em saber se estamos preparados para receber estes idosos em um futuro próximo”, comentou a acadêmica de enfermagem do setor de Humanização, Magda Rodrigues, sobre a proposta principal do evento para os presentes.
Na abertura, o maratonista Sebastião Carvalho deu o depoimento sobre a mudança de vida que ele teve, a transformação do seu corpo e a importância do esporte na terceira idade. “Comecei a correr há nove anos. Estava pesando 107kg e não me sentia muito bem. Eu subia a escada da minha loja e ficava cansado. Foi então que decidi mudar e buscar algo que me fizesse bem. Comecei a andar na esteira, ir na academia, até que descobri a corrida. Dei início a treinos, com acompanhamento nutricional e hoje, me sinto muito mais disposto. Não faço uso de remédios e estou com um condicionamento físico muito bom”, concluiu.
Depois do depoimento, a enfermeira Luzimar Rangel fez uma breve apresentação do perfil da população idosa ao longo das décadas, abordando a quebra de paradigmas com as novas oportunidades sociais, em busca de autonomia.
A reunião encerrou-se com uma conversa entre os participantes e a palestrante sobre as informações apresentadas e como as pessoas estão preparadas para a velhice. Questões sobre infraestrutura e qualidade do serviço prestado foram debatidas, causando uma reflexão nos espectadores.
30/11
23 de outubro
24 de outubro