Boas ações em Bocaiuva

A coordenadora do posto do IPSEMG, Hedilamar Aparecida de Oliveira Monteiro, em Bocaiuva, no Norte de Minas está movimentando instituições e as redes sociais para ajudar os detentos do presídio do município. Desde julho, a servidora busca parcerias e interessados em realizar doações de livros para auxiliar o ensino no estabelecimento prisional e matéria-prima para fomentar a produção de artesanato entre os reeducandos.

Tudo começou após uma visita à unidade que fica nas redondezas do Posto Regional. Lá, ela teve conhecimento dos trabalhos manuais realizados e a intenção de criar uma biblioteca pela direção do Presídio e, de imediato, ela se propôs em fazer algo para ajudá-los. Em outro momento, quando esteve lotada no centro regional de Teófilo Otoni, a coordenadora do IPSEMG já havia promovido algumas parcerias com o estabelecimento prisional da cidade.

Por meio do Facebook e WhatsApp ela pediu aos amigos e conhecidos que fizessem doações de livros. “Estamos recebendo, mas precisamos de muito mais, pois estamos somente começando,” ressalta Hedilamar Monteiro que já conseguiu a doação das estantes para a nova biblioteca com uma empresa e também o apoio de uma bibliotecária para o registro dos livros.

Em paralelo aos pedidos de livros, Hedilamar Monteiro está iniciando uma campanha para arrecadar materiais para a confecção e posterior venda dos artesanatos feitos pelos presos. Segundo a coordenadora, os detentos que trabalham têm a remissão de pena e com a venda dos objetos produzidos os presos têm a possibilidade de juntar dinheiro para ajudar a família e iniciar uma vida nova quando deixar a unidade prisional.

Quem quiser ajudar doando materiais para tapetes, fuxico, colchas e vestidos (retalhos de tecidos, cordões e linhas) pode fazer as entregas no posto do IPSEMG - Rua Domingos Ferreira Pimenta, nº 211 Centro, ou no presídio de Bocaiuva - Rua Norberto Alves Dias, nº 61, bairro Esplanada, Bocaiuva/MG, CEP. 39.390.000. Algumas empresas da região já ajudaram com doações, mas ainda há necessidade de matérias-primas.

Foto da capa: Akira Onuma / Ascom Susipe

Publicado em 05/12/2018 15:21