Pragas urbanas: Como evitar e controlar infestações

Água, alimento, abrigo… De barata a pernilongo, passando por ratos e formigas, esses bichos dispõem de tudo que precisam para viver e se multiplicar nas grandes cidades. Mais que nojo ou fobia, a presença deles em casa pode representar uma séria ameaça à família. Chegou a hora de conhecer as pragas urbanas em detalhes para evitar ou acabar com as visitas indesejadas:

Barata

Não acredite naquela ladainha de que elas seriam as únicas sobreviventes a uma bomba atômica. Mas o fato de não serem tão resistentes a tamanha radiação não significa que esses insetos tenham pouca versatilidade — muito pelo contrário. Eles moram em qualquer canto e passam semanas sem comer ou beber nada.

E isso sem contar que os fragmentos de seu corpo (patas, asas, antenas…) são gatilhos de reações alérgicas e crises de asma em pessoas mais sensíveis.

Como evitar: A palavra de ordem é higiene. Não deixe comida à mostra e faça faxinas regulares, especialmente na cozinha e no banheiro. E sempre mantenha os ralos fechados.

Como eliminar: Se você vir uma ou outra, os inseticidas em aerossol (ou o bom e velho chinelo) dão conta do recado. Quando há muitas, o melhor é contratar um serviço especializado de dedetização.

 

Mosquito

Nenhum ser vivo se adaptou melhor ao ambiente urbano que esse bicho alado. As metrópoles trazem tudo que os mosquitos desejam: água parada, calor e muito sangue disponível.

Como se não bastassem as picadas na pele, algumas espécies transmitem vírus que causam dengue, zika, chikungunya e febre amarela — só pra citar quatro exemplos de doenças que assolam o Brasil há algumas décadas.

Como evitar: Faça sua parte: vede ou jogue fora qualquer reservatório de água que tiver em casa, de pneus a tampas de garrafa. Limpe com sabão as calhas e os pratinhos das plantas.

Como eliminar: Incentive os vizinhos a adotar o mesmo procedimento para que o bairro todo fique protegido. Repelentes e inseticidas em aerossol ou de tomada são bem-vindos para afugentar o inseto.

 

Formiga

Ela está relacionada à ideia de organização e trabalho em equipe. E, se deparamos com uma fileira desses insetos dentro de casa — e até mesmo em cima de pratos e travessas de comida —, não damos muita importância, né? Mas não deveria ser assim.

Estima-se que cada formiga traga na garupa 14 tipos de bactéria. Por esse motivo, são apontadas como as principais culpadas pelas infecções hospitalares no mundo e, por isso, chegam a representar uma ameaça maior que as temidas baratas.

Como evitar: Cuidado com os alimentos abertos. Qualquer migalha é um banquete para formigas. Certifique-se de que as pias da cozinha e do banheiro estejam sempre secas.

Como eliminar: Não jogue inseticidas. Isso só vai fragmentar o ninho em dois ou três núcleos separados e aumentar a escala da encrenca. Géis próprios estão à venda no mercado.

 

Rato

Naturais da Ásia, eles encontraram meios de embarcar em navios e se espalharam com relativa facilidade para todos os continentes a partir do século 16. “Esses roedores transmitem por meio de fezes, urina, pelos, saliva e sangue uma série de doenças, como a leptospirose”, conta o biólogo Jeferson de Andrade, pesquisador de desenvolvimento de produto e mercado da Basf.

Como evitar: Tenha uma despensa limpa e arrumada. Nunca deixe a ração de cães e gatos espalhada pela casa. Instale telas em ralos e nas outras aberturas da residência.

Como eliminar: Iscas de raticida colocadas atrás de gavetas, armários e eletrodomésticos são a saída mais efetiva. Ratoeiras e colas estão disponíveis, mas não são métodos muito práticos.

 

Fonte:

https://saude.abril.com.br/medicina/pragas-urbanas-quem-sao-como-evitar-e-o-que-fazer-para-se-livrar-delas/ 

Publicado em 24/01/2019 16:52

IPSEMG IPSEMG - Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves - Rodovia Papa João Paulo II, nº4001 - bairro Serra Verde - 3º e 4º andares do prédio Gerais
Belo Horizonte/MG - CEP: 31630-901
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades, Política de privacidade  Telefones de contato