Ipsemg recebe novos residentes

A comunidade hospitalar do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (IPSEMG) recebeu na manhã desta sexta-feira,1, novos residentes. Foram admitidos 87 médicos nos 29 programas de residência médica.

Após serem recepcionados por servidores das equipes da Gerência de Ensino e Pesquisa, que engloba os departamentos de educação permanente e o de residência médica e multiprofissional, os médicos foram encaminhados a um auditório, no HGIP, onde tiveram aula inaugural.

O Diretor de Saúde, Leonardo Brescia deu boas vindas a eles e ressaltou que o HGIP é um hospital de excelência e possui corpo clinico com ótima reputação. Lembrou ainda que embora o Estado esteja vivenciando muitas dificuldades financeiras, o IPSEMG tem trabalhado para manter a boa assistência. Por isso recomendou que os novos médicos “foquem no paciente, no beneficiário que é a razão de ser deste hospital”.

Nessa mesma linha, o coordenador médico do Serviço Médico de Urgência (SMU), Edson Von Sucro, apresentou a unidade de urgência/emergência com suas especificidades. Salientou que boa parte do corpo clínico atuante no serviço é formada por ex-residentes formados no IPSEMG e, por isso, brincou: “comportem-se bem”.  Sobre o atendimento ao paciente ressaltou que espera do residente respeito pela dor do beneficiário, compreensão dos momentos de ansiedade dele e um bom acolhimento.

O médico e gerente de ensino e pesquisa, Davidson Pires de Lima lembrou quanto é importante introduzir a pesquisa na formação profissional em qualquer área, principalmente na saúde. “Com a pesquisa você não só melhora a qualidade da sua assistência, porque ela exige uma metodologia que você transmite para seu cuidado, como também ela determina novos conhecimentos, busca de novos conhecimentos, de simplificação e melhoria do que tem atualmente na medicina”. Ele ainda lembrou que no IPSEMG, o residente conta com ferramentas institucionais para desenvolver aprendizado.

Ana Paula Brasil Oliveira, gaúcha do Rio Grande do Sul que vive em Minas há mais de 10 anos, ingressou no programa de residência em psiquiatria e a opinião de outros colegas influenciou sua decisão pelo IPSEMG. “Colegas que fizeram residência aqui me falaram que era boa. Não só a relação dos profissionais em si, mas também a forma como é abordado o ensino”. 

Outro residente na psiquiatria, Ivani Celso Júnior contou que sua decisão pelo instituto foi influenciada por professores durante sua graduação na cidade de Uberaba.

Durante todo o período da manhã outros médicos e uma farmacêutica abordaram assuntos relativos à rotina do trabalho assistencial. Coordenador da Comissão de Residência Médica (Coreme) no HGIP, Sergio Schusterschitz da Silva Araújo, falou da função dessa instituição e acerca de direitos e deveres do residente.

Os novos médicos ainda conheceram do trabalho de outras áreas importantes da assistência: Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), Saúde e Segurança do Trabalho, Farmácia.

Processo seletivo

O processo seletivo de residência médica do HGIP é um dos mais concorridos. Todos os seus programas são credenciados pelo MEC.
 
HGIP
O Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP), principal local de trabalho dos residentes médicos, presta assistência a saúde dos servidores públicos estaduais e seus dependentes. Inaugurado em 1971, o hospital possui 390 leitos e tem uma média de 12 mil internações por ano.
 

 

 

Publicado em 01/03/2019 18:10

IPSEMG IPSEMG - Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves - Rodovia Papa João Paulo II, nº4001 - bairro Serra Verde - 3º e 4º andares do prédio Gerais
Belo Horizonte/MG - CEP: 31630-901
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades, Política de privacidade  Telefones de contato