Falta de recadastramento pode levar ao bloqueio da pensão

Manter os dados atualizados para garantir o pagamento do benefício de pensão por morte a quem realmente tem direito e evitar a ocorrência de fraude. Esse é o objetivo do recadastramento anual dos pensionistas do IPSEMG que é feito sempre no mês do aniversário do beneficiário. De acordo com os dados estatísticos da Diretoria de Previdência, a maioria dos pensionistas realiza o recadastramento na época correta. No ano de 2011, dos 37.617 beneficiários apenas 7% deixaram de realizar o recadastramento no mês do aniversário e no primeiro trimestre de 2012, cerca de 10%. Essa omissão pode gerar a suspensão do pagamento do benefício.

Para evitar que o pensionista se esqueça deste compromisso anual, determinado pela Lei Complementar nº 64/2002, a Diretoria de Previdência envia-lhe uma correspondência falando sobre a necessidade de comparecer a qualquer agência do Banco do Brasil, independente ser correntista, munido de documento de identidade, CPF, contracheque (demonstrativo de pagamento) e, após o procedimento, solicitar ao atendente o comprovante do recadastramento. Os que residem em cidades onde não há agências do Banco do Brasil devem procurar uma unidade de atendimento do IPSEMG (Centro ou Agência Regional).

Já aqueles que moram em outros estados, ou em cidades mineiras onde não há agências do Banco do Brasil nem unidades de atendimento do IPSEMG, precisam preencher e assinar o formulário intitulado - Declaração de Vida e Residência, disponível no portal do IPSEMG, link serviços/previdência, reconhecer firma em cartório (não é admitido o reconhecimento por semelhança), pedir a assinatura de duas testemunhas e enviar, pelo correios, para o Departamento de Concessão de Benefícios/Pagamento de Pensionistas - Rodovia prefeito Américo Gianetti, s/nº - 3º andar - Ed. Gerais, bairro Serra Verde - Belo Horizonte, CEP 31.630-369.

Nos casos em que o beneficiário apresenta dificuldade ou incapacidade de locomoção, o pensionista ou familiar deve entrar em contato pelo telefone 155 para agendar visita domiciliar.

É importante que o pensionista sempre mantenha endereço para correspondência e telefone para contato devidamente atualizados para receber as informações e convocações do IPSEMG.

O IPSEMG informa que não pede senhas, preenchimento de cadastros e nem envia documentos para serem assinados por correspondência ou por e-mail. Qualquer duvida, o pensionista deve ligar 155 ou procurar uma unidade do Instituto.

Publicado em 21/06/2012 18:12