Transtorno alimentar foi tema de palestra nesta segunda, no CEM

Nesta segunda-feira, dia 06/05/19, o CEM promoveu uma palestra com o psiquiatra Rodrigo Huget e a nutróloga Juliana de Carvalho Machado, falando sobre transtornos alimentares como bulimia, anorexia nervosa e compulsão alimentar.
O psiquiatra iniciou a palestra falando sobre as principais características dos pacientes. Geralmente são mulheres na fase da adolescência, que na maioria das vezes, são levadas ao consultório psiquiátrico obrigadas pelos pais, e isso faz com que o médico tenha que criar um vínculo de confiança com o paciente, para que o tratamento seja feito.  “A origem é multifatorial e tem a ver com fatores genéticos, psicológicos e o bullying pode agravar a doença”, enfatiza.

Quanto à abordagem nutricional, Juliana elencou alguns dos sinais que os pacientes podem apresentar. A atenção a esses sintomas, por aqueles que estão próximos são importantes na identificação da doença o quanto antes. Ela citou observar as mãos, pois quando o enfermo coloca o dedo na garganta para vomitar, a boca pode fechar e machucar algumas partes das mãos. Observar também se a pessoa está tendo fadiga, pressão baixa e tonturas.

Huget ainda explicou que o tratamento pode ser longo e envolve mais de uma especialidade médica ou área da saúde. “São doenças que demoram a ser tratadas, e às vezes por culpa ou por vergonha as pessoas não procuram tratamento adequado, e existe tratamento. Geralmente é multidisciplinar, com uma equipe, um psiquiatra, um psicólogo, um endocrinologista e nutricionista. O tratamento pode envolver medicação, psicoterapia, orientação para família, acompanhamento nutricional, e quanto antes a pessoa procurar o tratamento, melhor.”

Uma beneficiária que preferiu manter o anonimato para proteger também a identidade da filha que é paciente do ambulatório de psiquiatria onde trata um transtorno alimentar, frisou a importância da palestra para ela se informar sobre a doença. “Eu vim para a palestra para poder sanar as minhas dúvidas e poder orientar ela melhor, para que eu possa caminhar com ela para a cura”.

Ambulatório de transtorno alimentar

O IPSEMG possui o ambulatório de transtornos alimentares, com uma equipe multidisciplinar, onde ocorrem reuniões semanais, todas as segundas-feiras ás 13h, no terceiro andar, setor F. Caso tenha interesse em participar ou conhecer o trabalho realizado, basta comparecer ao ambulatório no dia e horário da reunião.
 

Publicado em 08/05/2019 13:52

IPSEMG IPSEMG - Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves - Rodovia Papa João Paulo II, nº4001 - bairro Serra Verde - 3º e 4º andares do prédio Gerais
Belo Horizonte/MG - CEP: 31630-901
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades, Política de privacidade  Telefones de contato