O serviço de neurologia do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) é um dos poucos em Belo Horizonte que ofertam atendimento especializado em doenças desmielinizantes do sistema nervoso central, como a esclerose múltipla. Os beneficiários são assistidos pela equipe de especialistas no ambulatório e no Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP).
Conforme salienta o médico e coordenador da clínica, Rodrigo Kleinpaul, o acompanhamento ambulatorial dos pacientes é muito importante para avaliação da efetividade do tratamento. “A evolução da doença pode ser feita através de novos surtos, exame de imagem como ressonância magnética e exame neurológico. Essa identificação é fundamental para condutas corretas e impacto no futuro do paciente. O acompanhamento cuidadoso pode reduzir o risco do acúmulo de incapacidade”, ressalta.
No que se refere ao acesso dos beneficiários ao atendimento, a médica Juliana Santiago explica que pacientes diagnosticados ou com suspeita do diagnóstico de esclerose múltipla, neuromielite óptica, neurite óptica, mielite transversa e outras enfermidades que causam alterações do tipo inflamação e desmielinizacão do encéfalo e medula são encaminhados à equipe do ambulatório por outros médicos, tanto da rede própria quanto credenciada, da capital ou do interior. O agendamento da consulta é feito no Centro de Especialidades Médicas (CEM), às quintas-feiras, de 8h as 12h, na ala E, no consultório.
Juliana Santiago esclarece, ainda, que nesse ambulatório são tratadas doenças muito específicas e, por essa razão, o atendimento possui uma dinâmica diferenciada.
Rede Assistencial
O Ipsemg presta assistência a cerca de 900 mil beneficiários, em todo estado por sua rede própria de serviços ou credenciada. Atualmente, a rede conta com 212 hospitais, incluindo o HGIP, 921 clínicas de especialidades, 565 laboratórios, 2.223 médicos e 545 odontólogos.
30/11
23 de outubro
24 de outubro