Diretoria clínica assume e quer revigorar relevantes áreas do HGIP

O neurologista Rodrigo Kleinpaul assumiu o cargo de diretor clínico no Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP), onde permanecerá até 2021. Kleinpaul se declara “um filho do Ipsemg” ao contar que iniciou sua trajetória na instituição em 2007 como médico residente, e após a conclusão da residência, passou a dar atendimento no HGIP e no ambulatório (Centro de Especialidades Médicas) como médico credenciado.  “Eu sempre vi o Ipsemg como a minha casa”. Atualmente, ele é um servidor de carreira, após ser aprovado em 1º lugar para o cargo de médico neurologista, no concurso de 2013.

Quanto aos motivos para se candidatar ao cargo, ele observa: “o primordial que me fez candidatar à diretoria clínica, um cargo eletivo, foi talvez o amor pela instituição, de compreender que o Ipsemg precisa que os médicos estejam unidos”.

Nesse objetivo, o diretor conta que está empenhado pela melhoria da relação entre os colegas e, inicialmente, viu na mudança da sala da diretoria, antes localizada no 11° andar para o Mezanino E, ao lado da sala dos médicos, uma oportunidade para melhor conexão entre as atividades de ensino, pesquisa e assistência. “Aquilo que a gente quer é primeiro melhorar a relação dos médicos entre si e, após isso, melhorar a relação do médico com seus pacientes e transformar o hospital, na medida do possível, em um centro de referência de ensino e pesquisa”.  Na perspectiva do médico, a diretoria é um caminho para a consolidação desse objetivo já que ela permite o contato mais próximo com as coordenações de outras clínicas e áreas como Comitê de Ética em Pesquisa e Residência médica, atividade na qual ele diz que sempre teve interesse.

Uma das atribuições do diretor clínico é assegurar a acadêmicos e residentes condições de exercerem suas atividades com os melhores meios de aprendizagem. “A marca que queremos impor é incentivar o ensino e pesquisa. Retornar para o Ipsemg o mestrado como já tivemos anteriormente”. O diretor conta que junto com outras áreas busca fazer convênios com faculdades e entidades para fomentar essa atividade. Por isso reforça a importância de estimular a publicação de artigos científicos ou dissertações de conclusão de curso.
Parte da experiência para enfrentar o desafio vem do trabalho realizado na clínica de neurologia junto com os demais colegas da área, onde ele relata terem implementado mudanças importantes. “Então a nossa ideia é dar uma cara de gestão compartilhada e de buscar o problema. Não esperar o problema chegar até nós. Buscamos também deixar todas as clínicas do HGIP coesas, ver as demandas de cada clínica e tentar resolvê-la”.

Diretoria Clínica

A diretoria clínica representa o corpo clínico no CRM. As atribuições do diretor estão previstas na resolução n° 2.147/2016 do Conselho Federal de Medicina. O mandato tem duração de dois anos e meio e algumas das atribuições são:
1. Assegurar que todo paciente sob regime de internação seja atendido por um médico assistente.
2. Supervisionar as atividades de assistência médica.
3. Exigir da direção técnica condições de trabalho.
4. Assegurar a acadêmicos e residentes condições de exercer suas atividades com os melhores meios de aprendizagem.
5. Organizar os prontuários dos pacientes.

No Ipsemg ela é composta pelos médicos Rodrigo Gonçalves Kleinpaul Vieira (Diretor) e Rodrigo Romualdo Pereira (Vice-diretor).

Comissão de Ética

Na ocasião o CRM deu posse aos membros da comissão de ética composta pelos médicos.
Membros efetivos:
Yorghos Lage Michalaros (Presidente)
Rodolfo Guillermo Vigil Verastegui (Secretário)
Claudio de Araujo Lima Ferreira
Viviane Xavier de Faria Alves.
Suplentes:
Augusto Dominghetti Neto
Glauberson Cardoso Vieira
Jorge Antônio Nassar Filho
Arnaldo José Pontello Neves

Perfil
Rodrigo Gonçalves Kleinpaul Vieira, 41 anos é natural de Manhuaçu, cidade localizada na Zona da Mata Mineira. Formou-se em medicina em 2004 na cidade de Valença no estado do Rio de Janeiro. O médico é casado com Bruna Kleinpaul e pai da pequena Helena de um ano e nove meses, e está à espera de um menino.

Além da adrenalina das atividades médicas, o médico não dispensa as das pistas do Kart, hobby que, vez ou outra, compartilha em suas redes sociais.

Conheça mais as redes sociais do Ipsemg no Facebook , Twitter e Youtube!

Publicado em 07/08/2019 15:10