Ipsemg realiza palestra sobre controle de ansiedade

O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) realizou, nesta quarta-feira (28/8), na Cidade Administrativa, palestra com o tema “Desacelere: mecanismos para controle da ansiedade” sobre como amenizar os problemas com a ansiedade e levar mais leveza a rotina.

O Desacelere é um programa realizado pelo setor de Promoção da Saúde do Instituto, que tem como objetivo levar orientações às pessoas que enfrentam o problema da ansiedade, possibilitando a elas uma maior qualidade de vida.

Priscilla Bicalho, psicóloga e uma das idealizadoras do programa, citou dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), que em pesquisa identificou o Brasil como o país com o maior número de pessoas ansiosas no mundo. Ao todo, 18,6 milhões de brasileiros enfrentam o problema.

A psicóloga comentou, ainda, sobre os principais fatores que levam uma pessoa a desenvolver a ansiedade. “A presença do público na palestra de hoje deixa claro o quanto a ansiedade é um mal presente no cotidiano da população, e cada vez mais pessoas desenvolvem, as vezes sem perceber, o problema. Esse desenvolvimento pode ser atribuído a vários fatores: problemas pessoais, profissionais, preocupações, estresse. Quando aprendemos a lidar com essa série de sentimentos, somos capazes de tornar a vida mais leve”, falou.

Ansiedade e controle

A ansiedade é caracterizada por um estado de tensão ou apreensão, quando a pessoa vivencia uma situação desagradável ou a presença iminente de um perigo. Os sintomas geralmente são manifestados no corpo, palpitação, dor no peito, batimentos cardíacos acelerados, respiração ofegante, suor nas mãos, agitação, entre outros.

O Desacelere propõe o controle da ansiedade a partir de três exercícios, conforme explica a psicóloga. “A autorresponsabilidade significa a nossa capacidade de responsabilizarmos a nós mesmos por tudo aquilo que acontece em nossas vidas. O autoconhecimento que é quando começamos a olhar para o que nos faz agir daquela forma. Por último a resiliência, a capacidade de lidar com as adversidades, adaptar-se às mudanças e responder de forma adequada aos estímulos do cotidiano”, disse Priscilla.

A servidora da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDE), Juliana Morais, comentou sobre sua percepção da palestra. “Achei extremamente importante, pois vivemos numa rotina agitada, onde temos de assimilar uma enorme quantidade de informações, desenvolver múltiplas atividades. Quando temos a oportunidade de participar de um momento em que voltamos a nós mesmos, entendemos questões de comportamento, somos capazes de melhorar nossa qualidade de vida e tornar a vivência mais agradável”, disse.

Conheça mais as redes sociais do Ipsemg no Facebook, Youtube e Twitter!

Publicado em 29/08/2019 15:07