O Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital Governador Israel Pinheiro do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) participou no último 3 de outubro do primeiro SarcDay realizado no Brasil. Trata-se de um estudo multicêntrico, realizado em diversas instituições hospitalares, sobre a prevalência de risco de sarcopenia (perda de massa muscular) em idosos internados. O evento acontece anualmente, sempre na quinta-feira da Semana do Idoso, em comemoração ao Dia Mundial da Pessoa Idosa, celebrado em 1º de outubro.
De acordo com a nutricionista do Ipsemg e também pesquisadora e coordenadora local do SarcDay, Adriana Keller, o primeiro dia consistiu na primeira etapa da pesquisa, destinado à aplicação do SARC-CalF, protocolo que avalia o risco para a sarcopenia.
Dados clínicos e sociodemográficos (via prontuário) de pacientes de 60 anos ou mais, internados na instituição nas 72h prévias ao evento também foram coletados. O segundo momento será feito 30 dias depois e consiste na coleta de dados de prontuário dos pacientes participantes relacionados ao desfecho clínico de sua hospitalização.
Sarcopenia
A Sarcopenia é a diminuição da massa muscular, da força ou da capacidade de realizar algumas funções, característico do envelhecimento. A redução excessiva desse suporte, juntamente à diminuição da capacidade funcional da musculatura, é que está por trás da sarcopenia.
A coordenadora do Serviço de Nutrição e Dietética, Marcella Amorim, destaca que todos os beneficiários internados no HGIP já são submetidos, rotineiramente, à aplicação dos protocolos de triagem para avaliação de risco de sarcopenia e de risco nutricional, sendo essencial a identificação dos riscos precocemente para mobilização e priorização na assistência nutricional especializada e individualizada.
Conheça mais as redes sociais do Ipsemg no Facebook, Youtube e Twitter!
30/11
23 de outubro
24 de outubro