AVC: causas, riscos e prevenção

 

O Dia Mundial de Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), 29 de outubro, tem como finalidade conscientizar as pessoas sobre esta ocorrência que é causada pela obstrução dos vasos sanguíneos no cérebro. Em alusão a esta data o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), por intermédio do departamento da Educação Permanente e da equipe de neurologia, promoveu uma ação de conscientização do AVC no hall principal do Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP).

A ação teve como objetivo alertar funcionários, acompanhantes e pessoas que estiveram no local sobre a importância da conscientização dessa patologia que é causa de muitas mortes em todo o mundo. Segundo a Rede Brasil AVC, números de 2018 demonstram que uma em cada seis pessoas sofriam AVC ao longo da vida. Atualmente, esse número é de uma a cada quatro pessoas. É uma doença que acomete mais os homens e é uma das principais causas de morte, incapacitação e internações em todo o mundo, conforme o Ministério da Saúde.

Mariana Coelho, enfermeira da unidade de AVC e uma das responsáveis pela ação, alertou sobre os fatores de risco, bem como a importância do atendimento médico à pessoa afetada. “Os fatores de risco são: sedentarismo, idade, hipertensão, doenças do coração, tabagismo. Todos estes fatores estão no nosso cotidiano, mas muitos não dão a devida importância. Essa é uma patologia que demanda muita conscientização das pessoas, porque quanto mais rápido for o atendimento, mais chances de sobrevida e menor risco de sequela para os pacientes.” Mariana ainda destaca que “a prevenção ao AVC passa pelo controle dos vários fatores de risco. É recomendável manter uma alimentação saudável, atividade física, não fumar, controle de diabetes, controle de hipertensão, controle de estresse e de colesterol.”

Para Ednei Lopes de Lima, 39 anos, porteiro do HGIP, ações como essa de combate ao AVC são de grande importância. “Pra mim esta ação foi muito importante porque me esclareceu várias dúvidas. Pra mim foi de grande valia.”

Estrutura em casos de AVC

O Ipsemg possui uma unidade de AVC no 11° andar do HGIP, equipada com leitos totalmente dedicados a pacientes diagnosticados com AVC, após receber os primeiros cuidados no Serviço Médico de Urgência (SMU).

Na unidade de AVC o paciente recebe a continuidade do tratamento para sua reabilitação e, para isso, conta com uma equipe multiprofissional composta por neurologista, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, terapeuta, nutricionista.

Após a alta hospitalar, esse paciente ainda é acompanhado pelo serviço de neurologia ambulatorial e outros serviços necessários ao restabelecimento de sua saúde.

Conheça mais as redes sociais do Ipsemg no Facebook, Youtube e Twitter!

 

Publicado em 30/10/2019 16:25

IPSEMG IPSEMG - Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves - Rodovia Papa João Paulo II, nº4001 - bairro Serra Verde - 3º e 4º andares do prédio Gerais
Belo Horizonte/MG - CEP: 31630-901
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades, Política de privacidade  Telefones de contato