Pacientes do setor de Quimioterapia, do Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP) são favorecidos por um grupo de voluntários que, semanalmente, faz aplicação de Reiki em quem desejar.
“Projeto Mãos Amigas” como é denominado tem objetivo de proporcionar, por meio da técnica, momentos de relaxamento e bem estar, reduzir a ansiedade e o estresse, seja emocional, físico ou mental, para os pacientes, conforme conta Olga Duarte, uma das terapeutas. O grupo é formado por terapeutas reikianos que se juntaram para oferecer, gratuitamente, este método terapêutico.
Olga ainda diz que trabalhou por 35 anos no hospital, e após a aposentadoria, queria fazer de forma voluntária, algo de bom e positivo para outras pessoas. Ela comenta que o “Reiki é muito simples, não substitui a medicina convencional, é apenas um tratamento complementar para melhorar a qualidade de vida e não está ligado à religião ou a coisas estranhas”.
Acontece às quartas-feiras, a partir das 14h. Estima-se que mais 1000 aplicações foram feitas até novembro de 2019.
REIKI
A técnica japonesa busca por meio de toque ou aproximação das mãos estimular áreas específicas do corpo do paciente, onde estão localizados os principais chakras de forma a recompor o equilíbrio energético.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Pesquisas e Difusão do Reiki, o método é um sistema natural de harmonização e reposição energética que mantém ou recupera a saúde. É um método de redução de estresse, captando, modificando e potencializando energia.
O Ministério da Saúde já disponibiliza para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), na rede de atenção básica à saúde, práticas integrativas e complementares. Evidências científicas têm mostrado os benefícios do tratamento integrado entre medicina convencional e práticas integrativas e complementares.
Conheça mais as redes sociais do Ipsemg no Facebook, Youtube e Twitter!
30/11
23 de outubro
24 de outubro