Fonoaudiologia realiza palestra no HGIP

A equipe de fonoaudiologia do Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP) realizou nesta segunda-feira, 16/12, palestra sobre o tema preservação auditiva. A palestra foi ministrada pela fonoaudióloga convidada, Renata Jacques, que abordou os riscos da exposição a sons e ruídos intensos e como proteger a audição.

Segundo Renata, quanto mais forte o som, menos tempo as células auditivas suportam sem sofrer danos, existindo um limite para que a audição esteja segura. Uma pessoa poderia ficar exposta a um volume de até 85 decibéis (dB) por até 8h, este volume equivale a uma rua com um trânsito intenso. Já a um volume de 100 decibéis (dB), volume equivalente ao som de uma britadeira, uma pessoa pode ficar até 15 min sem sofrer algum dano.

A fonoaudióloga do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (IPSEMG), Margaret Côrte, lembrou que os ambientes de trabalho e de lazer podem ser locais de dano à saúde auditiva quando não respeitados estes limites. “A preservação auditiva se refere a estratégias de controle de ruído e prevenção das perdas auditivas no ambiente de trabalho e de lazer, sendo o ambiente hospitalar um local com níveis de pressão sonora acima do recomendado, conforme evidências da literatura”.

Renata ainda destacou a importância do uso de protetores auditivos ao aumentar o volume ou o tempo de exposição a sons. De acordo com a profissional, o uso de protetores auditivos, aliado ao acompanhamento com uma fonoaudióloga, são estratégias importantes para se manter a saúde auditiva e a qualidade de vida.

Dados da OMS

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2018, cerca de 900 milhões de pessoas em todo o mundo poderão vir a ter surdez até o ano de 2050, quase o dobro da quantidade atual. Alguns fatores que explicam esse aumento é o envelhecimento da população, e a alta exposição a sons fortes.

Conheça mais as redes sociais do Ipsemg no Facebook, Youtube e Twitter!
 

Publicado em 17/12/2019 16:15

IPSEMG IPSEMG - Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves - Rodovia Papa João Paulo II, nº4001 - bairro Serra Verde - 3º e 4º andares do prédio Gerais
Belo Horizonte/MG - CEP: 31630-901
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades, Política de privacidade  Telefones de contato