Psicóloga chama atenção para saúde mental

Para alertar sobre o “janeiro branco”, mês dedicado a chamar a atenção sobre os cuidados com a saúde mental, o Departamento de Promoção da Saúde do Ipsemg promoveu nesta quarta-feira, 22 de janeiro, palestra sobre saúde mental e qualidade de vida, perspectivas e desafios. A psicóloga Priscilla Bicalho, pós-graduada em psicologia transpessoal e especializada em traumas e ansiedade por meio da Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) foi quem falou para quase cem servidores que lotaram a plenária do 9º andar do edifício Gerais, na Cidade Adminsitrativa.

Segundo ela, é preciso que as pessoas fiquem mais atentas para esse olhar interno para cuidar de si nos aspectos emocionais e cognitivos, buscar o equilíbrio. “Muitas pessoas ainda não estão atentas o suficiente para pensar no quanto é necessário cuidar da mente, do equilíbrio emocional.” A psicóloga organizacional, servidora da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Rogéria Rodrigues parabenizou o Ipsemg pela iniciativa por se tratar de “um assunto muito pertinente neste momento que nós estamos vivendo”. Para  ela é necessário que o servidor seja “olhado por seu lado humano, das suas aflições”.

As demandas com trabalho, casa, família, tecnologia, redes sociais estão ofuscando o tempo que cada um deve se dedicar e perceber como a rotina do dia a dia pode impactar a saúde mental. Priscilla Bicalho destaca alguns gatilhos que provocam esse desequilíbrio, mas que a falta de atenção consigo não permite que a pessoa possa ver o quanto o resultado pode ser nocivo para ela.  Relacionamentos abusivos, intolerâncias, violência do dia a dia, insatisfação no trabalho, doenças familiares vão acumulando sentimentos que resultam nesse adoecimento que nem sempre é devidamente cuidado.

Algumas dicas que a psicóloga dá para começar a ter uma nova percepção de como cuidar de si mentalmente é ter um tempo de prazer, fazer atividades de que gosta, reunir-se com pessoas que demonstrem satisfação com sua presença e nos casos em que pequenos atos não surtem efeitos, buscar ajuda de profissionais que cuidam da mente, psicólogos, terapeutas, psiquiatras e outros.

Conheça mais as redes sociais do Ipsemg no Facebook, Youtube, Twitter e Instagram!

Publicado em 22/01/2020 16:25