Diagnóstico precoce otimiza tratamento do câncer de mama

Dia Nacional da Mamografia, neste 5 de fevereiro, serve para alertar sobre a importância de se prevenir contra o câncer de mama, o tipo mais comum da doença entre mulheres, no Brasil e no mundo, depois do de pele não melanoma, correspondendo aproximadamente a 25% dos casos novos a cada ano. No Brasil, esse percentual é de 29%. São esperados 66.280 casos novos de câncer de mama no Brasil em 2020. Excluído o câncer de pele não melanoma, ocupa a primeira posição mais frequente em todas as regiões brasileiras, segundo dados da Sociedade Brasileira de Mastologia.

O Ministério da Saúde recomenda o rastreamento mamográfico dos 50 anos aos 65 anos bianualmente. Para outras organizações de saúde como Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem e Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) recomendam rastreamento anual a partir dos 40 até 75 anos.

Contudo, o importante é não abaixar a guarda diante da ameaça do câncer de mama. O mastologista do Ipsemg Alexandre de Almeida Barra, em palestra recente, por ocasião do Outubro Rosa 2019, falou para servidoras na Cidade Adminstrativa lembrando que ações preventivas devem ser constantes. “É importante salientarmos que a prevenção deve ser lembrada durante todo o ano, visto que a preconização do diagnóstico precoce aumenta bastante as chances de cura do câncer.” Ele também disse que as consultas regulares ao ginecologista e outras medidas simples, além de hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos podem evitar, entre outras doenças, o desenvolvimento do câncer.

Incentivo para o cuidado

O Departamento de Promoção da Saúde publicou cartilha explicativa sobre o câncer de mama, fatores de risco, dicas de prevenção da doença, além de destacar alguns procedimentos isentos de coparticipação no Ipsemg.
Saiba quais são eles:

- Um exame de mamografia a cada 12 meses, para mulheres de 40 a 69 anos;

- Um exame para diagnóstico de câncer do colo uterino a cada 12 meses, para mulheres de 25 a 64 nos de idade;

- Uma consulta ginecológica a cada 12 meses para mulheres em qualquer faixa etária.

Publicado em 05/02/2020 12:30

IPSEMG IPSEMG - Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves - Rodovia Papa João Paulo II, nº4001 - bairro Serra Verde - 3º e 4º andares do prédio Gerais
Belo Horizonte/MG - CEP: 31630-901
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades, Política de privacidade  Telefones de contato