Alzheimer é para ser lembrado

No mês de conscientização sobre o mal de Alzheimer, o Departamento de Promoção da Saúde em parceria com a Assessoria de Comunicação Social do Ipsemg, promoveu na quarta-feira, 12 de fevereiro, no plenário Gerais da Cidade Administrativa, palestra com o intuito de abordar as causas, sintomas, prevenção, diagnóstico e tratamento da doença. Para falar sobre o tema, os presentes no plenário receberam o médico Frederico Brina, especialista em geriatria e gerontologia e preceptor da residência médica em Geriatria e Clínica Médica do Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP).

Dentre as principais características do Alzheimer estão a deterioração das funções cerebrais, como perda de memória, da linguagem, da razão e da habilidade de cuidar de si próprio. Entre os principais fatores de risco estão a idade avançada e a genética, pessoas que têm Síndrome de Down, quem possua histórico familiar da doença e em mulheres.

Brina explica que não há cura para o Alzheimer, mas é possível realizar um diagnóstico precoce, o que contribui na adaptação do paciente e dos familiares, bem como retardar o avanço da doença. “Ainda não existe cura para o Alzheimer, mas é possível que os familiares se adaptem a nova realidade, no que diz respeito à rotina e as necessidades do paciente. Além disso, é possível, com o uso de medicamentos e a prática de exercícios retardar o avanço da doença. É importante que cada caso seja avaliado por um especialista, que poderá prescrever atividades que auxiliem a melhor cognição do paciente”, disse.

O gestor público da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Luís Alanic, 44 anos, comentou sobre as informações obtidas na palestra. “Como eu convivi com um caso de Alzheimer na família, vi de perto o que o médico relatou. Convivi com uma mãe que teve problemas de memória e já me previno parcialmente em relação ao Alzheimer. Mas, alguns alertas que ele chamou a atenção, como a apneia do sono, até para conversar com outras pessoas que têm a doença. Se a apneia do sono é um fator que predispõe o Alzheimer é muito interessante saber disso”, concluiu.

Conheça mais as redes sociais do Ipsemg no FacebookYoutubeTwitter e Instagram!

 

Publicado em 13/02/2020 16:14

IPSEMG IPSEMG - Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves - Rodovia Papa João Paulo II, nº4001 - bairro Serra Verde - 3º e 4º andares do prédio Gerais
Belo Horizonte/MG - CEP: 31630-901
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades, Política de privacidade  Telefones de contato