O momento pede prevenção

Em Minas Gerais houve aumento de pessoas contaminadas pelo novo coronavírus (covid-19) nas últimas semanas. O Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipalde Saúde desta quarta-feira, 08 de abril, informa que são 9.378 casos suspeitos, 270 confirmados e 05 óbitos em Belo Horizonte.

Embora nenhum dos casos suspeitos tenha sido confirmado no Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP),até o momento, o Ipsemg segue as diretrizes das autoridades sanitárias no enfrentamento à pandemia. Esteja atento às orientações, bem como às medidas adotadas na instituição.
Aqui está o boletim da situação epidemiológica no período de 12/02/2020 a 07/04/2020 até as 16h , no HGIP: pacientes internados em enfermaria de adulto suspeita de COVID são 09; pacientes internados em terapia intensiva suspeita COVID-19 são 04, pacientes internados com suspeita de COVID-19 com alta para domicílio, 19; óbitos em investigação, 3. Total de pacientes notificados com suspeita de COVID-19 que foram internados, 35.

Previna-se:
-Lave as mãos com água e sabão  ou utilize álcool 70% quando: tossir ou espirrar; cuidar de alguém doente; antes, durante e depois de preparar alimentos e depois de utilizar o banheiro.
-Siga a recomendação do isolamento social, evitando locais com aglomeração de pessoas;
-Cubra com o antebraço o nariz e boca ao tossir e espirrar;
-Evite  tocar nos olhos, nariz e boca;
-Utilize lenço descartável para higiene nasal;
-Não compartilhe objetos pessoais.

Quais o sintomas do coronavírus?
Os sintomas da infecção pelo  coronavírus  são muito parecidos com os de uma gripe comum que são:
Febre; Tosse; Dor de garganta; Coriza; Dor muscular; Dor de cabeça; Falta de ar.

O que fazer se apresentar esses sintomas ?
Situação 1- Dor de garganta; Coriza ou tosse com ou sem Febre – Fique em casa. Mantenha uma boa hidratação, repouso.  Se necessário, é indicado analgésico simples (dipirona, paracetamol caso não tenha contraindicação);
Situação 2- Dor de garganta; Coriza; Febre persistente e Tosse persistente  - Procurar o Serviço Médico de Urgência usando máscara ou alguma proteção para o rosto  (lenço por exemplo).
Situação 3- Falta de ar - Procurar IMEDIATAMENTE o Serviço Médico de Urgência usando máscara ou alguma proteção para o rosto (lenço por exemplo).

TEM ALGUMA UNIDADE ESPECÍFICA PARA O PRONTO-ATENDIMENTO?
Para pronto-atendimento, você pode se dirigir aos seguintes hospitais:
SMU IPSEMG – Alameda Vereador Álvaro Celso, 333;Centro; Belo Horizonte.
Hospital Luxemburgo – Rua Gentios, 1350; Luxemburgo, Belo Horizonte.
Hospital Evangélico de Belo Horizonte – Rua Dr. Alípio Goulart, 25; Serra; Belo Horizonte.
Publicado em 08/04/2020 09:17