10 alimentos com fibras para prisão de ventre

Uma alimentação rica em fibras é essencial para manter a saúde equilibrada. Isso porque as fibras são consideradas funcionais, ou seja, ajudam a prevenir e tratar doenças.
As fibras auxiliam na melhora do trânsito intestinal, no controle glicêmico, contribuem para a perda de peso, ajudam no controle do colesterol e são aliadas do coração.
Por isso, uma boa ingestão de fibras diariamente contribui para uma vida mais saudável. É possível encontrá-las em cereais vegetais, leguminosas, frutas, verduras e legumes. Confira abaixo 10 alimentos com fibras para você enriquecer a sua alimentação.
 
Aveia
A aveia é um cereal muito benéfico e versátil, pois pode ser inserido na alimentação de diversas maneiras. Por ser uma fonte de fibras, ela melhora o trânsito intestinal evitando a prisão de ventre.
Além disso, a aveia é um ótimo alimento para quem está de dieta. Isso porque, quando ingerida, consegue proporcionar maior sensação de saciedade. Aprenda mais receitas com aveia
 
Arroz
O arroz é uma fonte de energia indispensável para a alimentação. O ideal é sempre optar pelo arroz integral pois, além de conter menos calorias do que o branco, também possui três vezes mais quantidade de fibras.
Ele é capaz de estimular o intestino a funcionar melhor e reduzir a absorção de gordura pelo corpo. Para deixá-lo ainda mais potente, consuma-o com alguma leguminosa.
 
Feijão
O feijão é uma leguminosa muito presente na alimentação brasileira. Além de muito saboroso, é rico em nutrientes essenciais para a saúde, como o alto teor de fibras.
Comer feijão ajuda a aumentar o bolo fecal e melhorar o funcionamento do intestino. As suas fibras ajudam a reduzir o risco de doenças cardiovasculares e, quando consumido junto com o arroz, consegue ter um excelente valor nutricional.
 
Lentilha
A lentilha pode ser um ótimo substituto do feijão, principalmente para aqueles que estão de dieta. Ela é uma semente rica em nutrientes como carboidratos complexos, fibras, ácido fólico, vitamina B6, magnésio, ferro e triptofano. Além disso, as fibras presentes na lentilha ajudam a diminuir o colesterol.
 
Grão-de-bico
O grão-de-bico é uma excelente opção para os vegetarianos e veganos, pois consegue substituir o consumo de proteína animal sem causar deficiência do nutriente no organismo. Além disso, é uma leguminosa com ótimo teor de fibras.
As fibras do grão de bico contribuem na perda de peso, na diminuição do colesterol, melhoram o funcionamento do intestino e até ajudam a aliviar os sintomas da TPM. Ele também é uma ótima leguminosa para substituir o feijão e deixar a dieta ainda mais saudável.
 
Chia
A chia é uma semente que pode ser consumida tanto em saladas, quanto em sucos e também diversas outras receitas. As fibras presentes na chia ajudam no processo de emagrecimento, previnem e controlam o diabetes, previnem doenças cardiovasculares e ajudam a regular o colesterol. Aprenda estas receitas com chia.
 
Linhaça
A linhaça traz benefícios para o intestino e protege o organismo, já que suas fibras ajudam a impedir que bactérias ruins do intestino passem para a corrente sanguínea.
As fibras da linhaça atuam na liberação da glicose no sangue, fazendo com que seja reduzido o acúmulo de gordura no corpo. Além disso, ela é uma ótima alternativa de cereal sem glúten.
 
Brócolis
O brócolis é um vegetal fonte de ácido fólico, fibras, cálcio, vitamina A e vitamina C. Este alimento consegue proteger o coração, fortalecer a imunidade e ainda favorece a regulação da função intestinal.
As fibras do brócolis atuam no organismo de forma a dar maior sensação de saciedade, reduzir a absorção do colesterol e aumentar sua excreção.
 
Couve-flor
A couve-flor é uma hortaliça que possui boas quantidades de fibras que melhoram a microbiota intestinal, deixando o trânsito do intestino mais eficiente, fortalecendo até mesmo o sistema imunológico. Ela também proporciona saciedade e diminui o envelhecimento celular. Confira receitas com couve-flor.
 
Abacate
O abacate é rico em antioxidantes e fibras que auxiliam na perda de peso, mesmo sendo um alimento calórico. Isso porque a gordura dessa fruta ajuda a reduzir os níveis de colesterol e triglicerídeos no organismo.
As fibras do abacate ajudam a combater a constipação, guiando a comida pelo sistema digestivo. Por ser um alimento rico em nutrientes, consegue saciar a fome e pode ser ingerido de várias formas. Confira receitas com abacate.
 

Fonte: www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/36610-10-alimentos-com-fibras-para-prisao-de-ventre 

Publicado em 17/09/2020 10:39

IPSEMG IPSEMG - Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves - Rodovia Papa João Paulo II, nº4001 - bairro Serra Verde - 3º e 4º andares do prédio Gerais
Belo Horizonte/MG - CEP: 31630-901
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades, Política de privacidade  Telefones de contato