HGIP completará 50 anos de serviço ao funcionalismo estadual

Neste mês, dia 18 de fevereiro, o Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP) completará 50 anos. Localizado na região hospitalar de Belo Horizonte, a unidade é referência em atendimento ao servidor público estadual (adulto e infantil), em 40 especialidades.

Uma assistência que demanda capital humano altamente especializados, recursos tecnológicos para o apoio diagnóstico e tratamento, além de envolver o trabalho de centenas de profissionais, de áreas diversas (assistência, ensino e pesquisa, técnica, administrativa, limpeza).

A servidora aposentada da Secretaria de Educação, Maria Diná Gonçalves, 66, está se tratando de câncer há quatro anos, no setor de oncologia do hospital. Ela conta que encontrou, na instituição, toda estrutura de que precisou desde que iniciou o tratamento.  “Meu acolhimento foi muito bom. Apesar de assustada com um laudo de câncer metastático, fui entendendo, aos poucos, que estava em mãos de pessoas competentes e comprometidas com os pacientes”. Além da equipe médica que a tem assistido desde quando descobriu a doença, ela também ressalta o trabalho da equipe do Núcleo de Apoio ao Paciente Oncológico (Napo), “cujas servidoras fazem um atendimento muito bom, facilitando a marcação de consultas complementares e indicando os possíveis parceiros onde se possa fazer os exames dos quais precisamos tanto”.

Embora Maria Diná considere a relevância do HGIP neste momento de sua vida, demonstra descontentamento com os desafios pertinentes ao serviço público. “O sistema de cotas insuficiente para as necessidades dos usuários é o gargalo, que aborrece e dificulta para o associado”. Sobre seus desejos para a instituição nos próximos anos diz: “não gostaria de ver o hospital envelhecer, mas, sim, gostaria de ver a instituição se reinventando, uma vez que todos os dias a medicina se desenvolve e requer novos espaços e aparelhamento adequado, para atrair novos associados, atender bem quem nunca se desvinculou, ser uma referência hospitalar em Minas Gerais, cumprindo com grandeza sua missão institucional”.

Esquerda p direita: Tula Novaes, Maria Diná, Tatiana

Recursos Humanos

Visando o cumprimento dessa missão, a Gerência de Recursos Humanos do Ipsemg desempenha papel preponderante por meio de seus departamentos, dando apoio a contratações, seja por concurso ou processos simplificados, treinamentos e outros.

Quanto a contratações, no período de fevereiro a dezembro de 2020, foram publicados 24 editais para credenciamento de cerca de 370 profissionais de saúde para o hospital nas categorias de assistente social, biomédico, cirurgião dentista, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, tecnólogos em radiologia, médicos.

A gerente de RH, Maria das Dores Mendes, diz que os credenciamentos foram efetivados a fim de recompor a força de trabalho suprindo o déficit de pessoal na assistência por motivo de desligamentos (aposentadorias e exonerações) e pela necessidade de contratação de profissionais em caráter excepcional, para atuação na linha de frente de combate a COVID-19.

Ela ainda lembra que, paralelamente a isso, a gestão buscou autorização para concurso público a fim de substituir servidores da área da saúde, desligados desde setembro de 2015. Em dezembro de 2020, a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) autorizou ao Ipsemg iniciar os trâmites para fazer o certame.

O hospital também é reconhecido nacionalmente por seu protagonismo na formação de novos especialistas, por meio dos seus programas de residência médica. Para 2021 foram disponibilizadas 90 vagas, distribuídas em 30 especialidades diferentes. Os novos residentes deverão iniciar suas atividades no próximo mês, cumprindo as jornadas entre atendimentos hospitalar, ambulatorial e estudos, o que faz do HGIP um centro de desenvolvimento da medicina.

Coordenadora administrativa de enfermagem do setor de hemodinâmica, Tatiane Maria de Sousa Moura, fala do seu sentimento em fazer parte de equipe do hospital: “É muito gratificante trabalhar em uma Instituição sólida, que apesar das crises sofridas, vai se superando e se reinventando cada vez mais. Instituição esta que me proporciona crescimento profissional e desafios diários”.
Quanto às suas aspirações para o aniversariante, ela diz que espera vê-lo crescendo mais e se tornando ainda mais sólido. Para a enfermeira, se o hospital fosse uma pessoa prestes a completar 50 anos, ela o avaliaria como “adulto de espírito jovem de 20 anos, que busca por novidades e novas descobertas a cada dia. É um jovem que se reinventa em meio às dificuldades”

Reformas

E por falar em espírito jovem, outra profissional que, nos últimos anos, esteve à frente de importantes transformações para deixar a unidade sempre renovada é a gestora da Gerência de Gestão de Bens e Serviços, setor popularmente chamado de engenharia, Maria da Conceição Novaes, carinhosamente chamada de Tula . Ela que é arquiteta, está no Ipsemg há quase 33 anos e junto com sua equipe conduziu a reforma geral das alas A e C, do SMU ala A e anexo, da radiologia com a instalação da ressonância magnética, do CTI e ampliação dele para atendimento durante a pandemia de covid-19, além das reformas e aquisição de novos mobiliários para os vestiários para funcionários.

A gestora se diz orgulhosa e motivada em fazer parte “de uma Instituição tão tradicional e respeitada, que faz diferença na vida das pessoas”. Segundo ela seu desejo é que o hospital “cresça na abrangência do atendimento aos seus beneficiários que tanto necessitam, de forma mais acessível e justa.  E no que se refere ao trabalho específico de infraestrutura física, Tula conta que espera o avanço “eficiente e sustentável para o aumento do quantitativo de leitos hospitalares”.

Em 2020, o HGIP recebeu 16 novos leitos de CTI para integrar a força-tarefa no tratamento de pessoas com Covid-19, ao custo total de mais de R$ 5,2 milhões, entre obras de infraestrutura e aparelhamento do novo espaço. O presidente do Instituto, Marcus Vinicius de Souza, à época disse que a ampliação da unidade “é mais uma ação alinhada às diretrizes de governo, para resgatar o Ipsemg como o grande plano de saúde dos servidores públicos estaduais”.

Outra necessidade, há tempo requerida pelos usuários do hospital, está relacionada aos elevadores que tiveram iniciadas as reformas em 2020. Até o momento, quatro dos sete equipamentos foram entregues. As obras terão um custo total de R$ 1.730.000,00.

Mesmo diante de desafios econômicos e de saúde pública, vivenciados de maneira global há mais de um ano, o Ipsemg segue na trilha do cuidado ao servidor público do Estado de Minas Gerais.

Fotos (arquivo)
Foto 1: direita p esquerda (Tula Novaes, Maria Diná, Tatiana)

 

Publicado em 11/02/2021 17:19

IPSEMG IPSEMG - Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves - Rodovia Papa João Paulo II, nº4001 - bairro Serra Verde - 3º e 4º andares do prédio Gerais
Belo Horizonte/MG - CEP: 31630-901
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades, Política de privacidade  Telefones de contato