A equipe de Pediatria do Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP) apresenta aos beneficiários um novo diferencial: o acompanhamento da neonatologia para todos os recém-nascidos na maternidade do HGIP.
A facilidade começa com o agendamento da consulta para o recém-nascido após a alta hospitalar, para aqueles bebês que a equipe de neonatologia diagnosticar a necessidade de reavaliação nos primeiros dez dias de vida.
Entram nessa avaliação os casos daqueles que apresentaram icterícia, dificuldade de amamentação e falta de ganho de peso entre 24 e 72 horas da pós-alta. A intenção é facilitar o atendimento dos bebês nos primeiros dias de vida.
O acompanhamento acontece no 6º andar do HGIP, onde funciona a unidade de internação da Clínica Pediátrica e é feito por neonatologistas. Vale lembrar, que esse “follow up”, como vem sendo chamado este acompanhamento, não é um substituto ao atendimento pediátrico de rotina dos recém-nascidos.
A equipe de pediatria destaca a importância do apoio à nova mamãe ou nutriz, como é o termo técnico, principalmente nos primeiros 15 dias de vida do bebê, para que ela consiga manter a amamentação e o recém-nascido não perca peso nesse período. Desta forma, mãe e filho conseguirão aguardar, com segurança, a consulta no Ceentro de Especialidades Médicas (CEM).
“Este acompanhamento ou follow-up é um avanço no cuidado pós-alta que a maternidade do HGIP mantém enquanto as novas famílias vão se adequando à nova rotina. Além disto, evita o contato dos recém-nascidos com outras crianças que possam estar diagnosticadas com doenças respiratórias”, diz a coordenadora da clínica pediátrica do Ipsemg, Alessandra Machado.
As famílias que tiverem dúvidas e não tiverem sido agendadas para retorno deverão entrar em contato com a telepediatria de 2ª a 6ª feira, de 07 as 13h, pelo número (31) 3237-2443, e uma pediatra avaliará a necessidade de retorno.
Publicado em 02/07/2021 09:12
30/11
23 de outubro
24 de outubro