Monitoramento para conter Covid-19

Um ano e meio após o início da chegada da variante 19 do coronavírus que obrigou os brasileiros a se isolarem e que ceifou a vida de quase 540 mil pessoas em nosso país, vigilância ainda deve ser mantida.
Pesquisas, mudanças de hábitos e tantas outras medidas para evitar e conter o avanço letal da doença têm sido feitos e, muitas vezes, o destaque vale para ações que valorizam o atendimento humanizado ao paciente e seus familiares.

No Ipsemg não tem sido diferente. Desde o início da pandemia e o Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP) tornou-se referência para os beneficiários da Assistência à Saúde do Ipsemg e seus dependentes no atendimento dos casos de Covid-19, onde também foi adotado o monitoramento dos familiares e pessoas com as quais os pacientes internados tiveram contato antes e após o diagnóstico da doença.

A Comissão Extraordinária Covid-19 do IPSEMG, formada logo no início da pandemia, decidiu que o “Monitoramento de Contatos” ajudaria a minimizar os contágios. A equipe médica designada para esta ação, liga para familiares de pacientes internados em decorrência de Covid para acompanhar e saber quantas pessoas tiveram contato direto com o contaminado. A ação começou como uma forma de acompanhar mais de perto como ocorreu a infecção e barrar a expansão de contágio do vírus depois do diagnóstico positivo.

Diariamente esta equipe médica recebe os dados de pacientes atendidos no Serviço Médico de Urgência (SMU) e dos internados com Covid-19 e passam a prestar um atendimento aos familiares e pessoas que possam também estar infectadas pelo vírus.

Esses dados são repassados pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do HGIP e a partir daí essa equipe médica passa a orientar os contatos domiciliares dos pacientes sobre a necessidade do isolamento por 14 dias e sobre os sintomas de Covid-19 que podem aparecer para que busquem atendimento médico quando necessário. O Monitoramento de Contatos teve início em maio de 2020 e até meados de junho os profissionais já haviam realizados em torno de mil e 600 contatos telefônicos.

Conforme Fabiane Scalabrini, da CCIH, este trabalho está em pleno andamento e tem sido muito bem aceito pelos beneficiários que recebem essas orientações. “É uma estratégia muito importante para a reduzir a transmissão do vírus a outras pessoas e contribuir para a detecção precoce de novos casos da doença”.

Quem teve algum familiar ou amigo internado no HGIP com covid-19 ressalta que ajudou a aliviar a tensão e medo durante o período da doença. O relato de beneficiários, mesmo os que perderam um ente próximo, é de agradecimento pela humanização deste monitoramento, como atesta a beneficiária Carolina de Sousa Moraes. O pai dela, Sebastião Moraes esteve internado no HGIP após ser contaminado pelo coronavírus e tanto ela como a mãe, que também positivou, e os irmãos foram monitorados pela equipe do HGIP. Infelizmente o pai faleceu em abril, mas segundo Carolina, a atenção dispensada a ela e aos demais familiares foi importante durante o período do isolamento.

Publicado em 20/07/2021 14:28

IPSEMG IPSEMG - Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves - Rodovia Papa João Paulo II, nº4001 - bairro Serra Verde - 3º e 4º andares do prédio Gerais
Belo Horizonte/MG - CEP: 31630-901
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades, Política de privacidade  Telefones de contato