10/09 - Dia Mundial de prevenção ao suícidio

O Setembro Amarelo, do primeiro ao último dia do mês, é dedicado a prevenção do suicídio. A campanha busca conscientizar a sociedade para prevenir e reduzir números alarmantes, que ainda são subnotificados devido aos tabus que cerceiam o tema. Para quebrar essas barreiras e prevenir casos, é importante disseminar informações corretas.

É por isso, que no neste dia 10, o dia mais importante da campanha, o Instituto da Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) faz esta publicação para alertar a população e trazer informações para que todos possam agir preventivamente para salvar vidas.

O suícidio é determinado por uma complexa interação de fatores psicológicos, biológicos e socioambientais, sendo um ato consciente e intencional, realizado pelo indivíduo que pretende tirar sua própria vida. No entanto, apenas uma parte do comportamento suicida chega ao nosso conhecimento. Isso ocorre pois muitas vezes o tema é desmoralizado pela sociedade levando as pessoas a terem medo e vergonha de falar abertamente sobre o assunto.

O suicídio é uma questão da saúde pública e não deve ser tratado com trivialidade e preconceito. Segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), mais de 13 mil ocorrências são registradas todos os anos no Brasil. Reconhecer os fatores de risco e os fatores protetores é fundamental para que os profissionais de saúde possam estabelecer estratégias e reduzir os casos. 

Dentre os fatores de risco, os dois principais são:

  • Tentativa prévia de suicídio

Estudos mostram que pacientes que tentaram suicídio previamente têm de cinco a seis vezes chances de tentar novamente. Estima-se que 50% daqueles que se suicidaram, fizeram tentativas prévias, sendo este o fator preditivo isolado mais importante.

  • Doença mental

Sabe-se que grande parte dos suicidas possuíam doenças mentais, muitas vezes não diagnosticadas ou não tratadas de forma adequada. Entre os transtornos mais comuns estão a depressão, transtorno bipolar, alcoolismo e abuso/dependência de outras drogas, transtornos de personalidade e esquizofrenia. Quanto maior o número de diagnósticos psiquiátricos, maior o risco.

Fatores protetores

Menos estudados e geralmente estipulados através de dados não muito consistentes, entre os fatores protetores podemos citar: autoestima elevada; laços sociais bem estabelecidos com família e amigos; ausência de doença mental; senso de responsabilidade com a família e relação terapêutica positiva. A ABP reforça que durante a avaliação de risco do indivíduo, os fatores de proteção não devem ser usados para obscurecer os fatores que identificam o risco de suicídio.

Serviços do Ipsemg

O Ipsemg, em compromisso com a saúde mental, oferece a seus beneficiários atendimento na especialidade de Psiquiatria no Centro de Especialidades Médicas (CEM). A marcação de consultas pode ser realizada pelo próprio paciente, através do número 155 ou pelo site do Instituto.

Na rede credenciada, o paciente deve entrar em contato diretamente com a clínica ou profissional da área para agendamento. Os prestadores credenciados ao Ipsemg na especialidade, bem como suas informações de contato, podem ser consultados na aba “Guia Médico”, na página inicial do site.

O Departamento de Promoção da Saúde também oferece grupos de apoio aos beneficiários. Com suporte de profissionais de Psicologia e outras áreas como Enfermagem e Nutrição, os grupos têm como objetivo promover o bem-estar físico e mental dos pacientes, cuidados que podem deixar a vida mais leve e compreensiva diante de situações difíceis. Você pode conferir a lista de grupos, clicando aqui.

Números de Apoio

O Suicídio é uma urgência médica, sendo indispensável a ajuda de profissionais capacitados que possam ajudar a prevenir os casos.

Ligue 188, para falar com o Centro de Valorização da Vida (CVV) que realiza apoio emocional e prevenção do suicídio gratuitamente, sob total sigilo.

Em casos de emergência, ligue 192 e contate o SAMU.

Para mais informações, confira a cartilha “Suicídio: Informando para prevenir” - baixe aqui.

Fonte: Setembro Amarelo - Associação Brasileira de Psiquiatria.
Publicado em 10/09/2021 17:32

IPSEMG IPSEMG - Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves - Rodovia Papa João Paulo II, nº4001 - bairro Serra Verde - 3º e 4º andares do prédio Gerais
Belo Horizonte/MG - CEP: 31630-901
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades, Política de privacidade  Telefones de contato