17/09: Dia Mundial da Segurança do Paciente

No dia 17 de setembro é comemorado o Dia Mundial da Segurança do Paciente. Nesta edição, o tema escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) foi Cuidado materno e neonatal seguro. Com isso, as equipes da Maternidade e do Núcleo de Segurança do Paciente (NUSP) do Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP) se mobilizaram para celebrar não apenas o dia, mas todas as ações que buscam tornar o parto na Instituição cada vez mais seguro e respeitoso, gerando um forte sentimento de satisfação, segurança e acolhimento das beneficiárias.

“Tendo em vista a data, realizaremos discussões com toda a equipe e participaremos dos encontros com outras instituições. Em sintonia com o Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital, as equipes de neonatologia e anestesiologia, iremos aprimorar a implantação das etapas do programa de Parto Seguro”, afirmou o coordenador da Obstetrícia do HGIP, Dr. Anderson Bruno.

No sétimo andar, onde está localizada a Maternidade, foi fixado um cartaz para apresentar a campanha aos profissionais de saúde e todo o público que circula no local.

Melhorias assistenciais

O atendimento neonatal sofreu mudanças significativas nos últimos anos no sentido de tornar o parto e a evolução neonatal o mais humanizados e seguros possíveis. No tocante à Neonatologia, a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) n° 36 veio de encontro à implementação de práticas humanizadas e seguras ao binômio materno-infantil.

Segundo a Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (SOBRASP) a mortalidade de recém-nascidos é resultado de condições diretamente associadas à qualidade dos cuidados da gestação, ao parto e durante a internação neonatal. Por isso, todo o cuidado materno e o neonatal seguro são imprescindíveis.

Acompanhado tais diretrizes e também processos internos já estruturados nas equipes assistenciais, o Dr. Anderson Bruno destaca que o cuidado seguro já é realizado pelos profissionais da Maternidade do HGIP juntamente com o apoio dos colaboradores do NUSP, nas seguintes etapas:

Início no pré-natal:
- Registro dos exames solicitados e acompanhamento acurado da gestante.

Pré-parto:
- Conhecimento da história materna, por meio do cartão da gestante bem preenchido a fim de avaliar possíveis complicações e anteceder procedimentos assistenciais com o bebê.

Na sala de parto:
- Presença de pediatras capacitados para atenderem às intercorrências do recém-nascido (RN), uma vez que a assistência ao bebê pressupõe o minuto de ouro (60 segundos para tomarmos a melhor conduta possível), assim como materiais para tal;
- Equipe de pediatras capacitada para condutas de assistência humanizada ao RN: contato pele a pele, amamentação na sala de parto, manutenção da temperatura adequada na sala de parto, clampeamento do cordão umbilical em tempo oportuno, esclarecimento à família e presença de acompanhante de escolha da mãe no parto.

No Pós-parto:
- Avaliação diária dos RNs com pediatras presentes 24 horas;
- Apoio à amamentação.

E Alta segura:
- O recém-nascido sai de alta com consulta já agendada no Centro de Especialidades Médicas (CEM) ou para o follow-up que acompanha os RNs que necessitam de um cuidado com amamentação e icterícia mais de perto até enviá-los para o atendimento ambulatorial.

Para o coordenador da Obstetrícia, as principais beneficiadas com essas ações são as pacientes, seus filhos e familiares. Porém, ele afirma que toda a equipe do HGIP também se beneficia ao trabalhar em sintonia, com os procedimentos preconizados, humanizados, garantindo a segurança e a satisfação da beneficiária nesse momento tão importante da vida.

SOBRASP

Para trabalhar o tema deste ano: Cuidado materno e neonatal seguro, a Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (SOBRASP) também criou o slogan: Aja agora para um parto seguro e respeitoso! o qual apela a todas as partes interessadas para que acelerem as ações necessárias para garantir um parto seguro e respeitoso.

A SOBRASP acredita que os cuidados com a maternidade também são afetados por questões de igualdade de gênero e violência, as experiências das mulheres durante o parto têm o potencial de empoderar ou infligir danos e traumas emocionais a elas, por isso fez uma cartilha com mais orientações que podem ser acessadas no link a seguir: https://drive.google.com/file/d/1L3iHQrb-V5jnoR1Z_cD0S5ecXLkOer-g/view

A instituição possui ainda uma programação para celebrar o Dia Mundial da Segurança do Paciente com vários Webinares e Lives a respeito do tema, ao longo do mês de setembro. Para acessar a programação completa clique aqui

Publicado em 16/09/2021 13:03

IPSEMG IPSEMG - Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves - Rodovia Papa João Paulo II, nº4001 - bairro Serra Verde - 3º e 4º andares do prédio Gerais
Belo Horizonte/MG - CEP: 31630-901
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades, Política de privacidade  Telefones de contato