Conheça o Movimento 2%

Durante os sete dias de uma semana o ser humano realiza inúmeras atividades, algumas são essenciais para sua vida como comer e beber, outras são importantes para sua subsistência como trabalhar e, para crianças e adolescente, estudar. Ainda existem aquelas atividades recreativas que para muitas pessoas é indispensável como escutar músicas, ler livros e ver filmes.

Em meio a tantas tarefas, no entanto, a sociedade parece negligenciar a importância dos exercícios físicos para a saúde. Disfarçado de “falta de tempo”, uma organização ruim e a procrastinação faz com que as pessoas levem um estilo de vida que pode ser prejudicial ao longo prazo.

A coordenadora da residência médica em Nutrologia do Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP), Dra. Juliana Machado, explica que mudar o estilo de vida depende muito de quem precisa, porém, às vezes a pessoa não coloca isso como uma de suas prioridades. Fazer exercício físico é uma forma de prevenção de saúde e contribui tanto para o bem-estar físico quanto para o mental.

Apenas 2%

Para ajudar na organização do cotidiano e assim promover a prática de exercício físico, a nutróloga propõe o movimento Apenas 2% que é baseado em dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do colégio americano de medicina esportiva que recomendam 150 minutos de exercícios aeróbicos (cardiovasculares) por semana, ou seja, atividades como corrida e bicicleta para uma pessoa adulta. A atividade deve ser associada com dois a três treinos de força, ligados a flexibilidade e equilíbrio, podendo ser otimizados para serem feitos duas vezes por semana em torno de 30 minutos, ou seja, 60 minutos.

A Dra. Juliana explica que: “Como recomendação da parte cardiovascular é 150, no total dá 210 minutos. Então, quando as pessoas falam que não tem tempo eu procuro saber se realmente é falta dele ou se é falta de organização, porque a semana tem 10.080 minutos e quando você divide 210 por 10.080 dá 2% do tempo da semana de investimento”.

Os treinos de exercício físico podem ser divididos em seções superiores a 10 minutos. Com organização e disciplina os 2% do tempo semanal necessário de atividade física, para ter uma vida mais saudável, pode ser alcançado com praticidade.“Muitas pessoas dizem não ter tempo, mas às vezes o que elas não estão sabendo é gerenciar esse tempo”, ressalta a médica.

Alimentação equilibrada

Segundo a nutróloga, aliar sua vida fisicamente ativa a uma dieta saudável é extremamente importante para melhorar a qualidade de vida, diminuindo os riscos do desenvolvimento de doenças crônicas como diabetes, hipertensão, obesidade e câncer.

A médica explica que não adianta fazer uma hora de academia e ter como pós-treino, um fast food. “Eu tenho que ter equilíbrio nas escolhas da minha alimentação, preferir carboidratos integrais, consumir saladas, legumes, preferir carnes brancas e magras, consumir frutas e essas coisas”, diz.

A nutróloga Dra. Juliana faz um convite a todas as pessoas para que invistam na saúde, procurem manter uma alimentação equilibrada e pratiquem exercícios físicos, com isso tem promovidos algumas atividades para o setores em que atua. “Apenas 2% do seu tempo já melhora sua qualidade de vida, comece agora mesmo a pensar dessa forma, use escadas quando possível e faça trajetos a pé ou de bicicleta diariamente,” sugere.

Diante da proposta apresentada, o Ipsemg apoia a todos na prática de atividades físicas marque o Instituto e use a hashtag #apenas2porcento nas redes sociais quando estiver cuidando da sua saúde. Participe do movimento!

Publicado em 30/09/2021 14:01

IPSEMG IPSEMG - Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves - Rodovia Papa João Paulo II, nº4001 - bairro Serra Verde - 3º e 4º andares do prédio Gerais
Belo Horizonte/MG - CEP: 31630-901
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades, Política de privacidade  Telefones de contato