Saiba mais sobre a abertura da conta

Diante de algumas dúvidas que surgiram com o procedimento, o Ipsemg preparou este conteúdo com as dúvidas mais frequentes que têm chegado por meio dos canais de relacionamento.

Confira os esclarecimentos:

 

Preciso do meu comprovante de renda (contracheque) para abrir a conta no Itaú? Onde conseguir?

Resposta: Não é preciso comprovar a renda para abertura da conta, uma vez que a mudança de instituição bancária é necessária para o recebimento do salário ou benefício pago pelo Governo de Minas. Mas, caso queira, acessar o contracheque, os servidores podem encontrá-lo no Portal do Servidor de Minas Gerais (www.portaldoservidor.mg.gov.br) aba “Contracheque”.

 

Gostaria de saber como eu abro uma conta salário no Itaú. Vou continuar no Banco do Brasil.

Resposta: No ato da abertura da conta, o Banco Itaú informa as opções de conta que o servidor pode ter e os custos de cada uma. A portabilidade da conta para o recebimento do salário ou benefício também pode ser realizada. Assista ao vídeo para saber mais: https://youtu.be/XGlbrmOKe9A.

 

Qual o prazo para abertura da conta noMais informações para lhe ajudar na abertura da conta Itaú?

A folha de pagamento do governo de Minas foi vendida para o banco Itaú. Com isso, servidores públicos, pensionistas e aposentados do Estado passarão a receber os salários, a partir de janeiro de 2022, por meio da nova instituição bancária. Para isso, é necessário que todos abram contas no itaú para o recebimento de salários e benefícios. 

Resposta: O prazo para abertura da conta é 30 de novembro de 2021, pois o pagamento referente ao mês de dezembro de 2021 já será pago pelo banco Itaú a partir de janeiro de 2022.

 

No caso de abertura pelo aplicativo e o servidor que deseja fazer a portabilidade para o atual banco, como fazer?

Resposta: A portabilidade é possível sim na abertura da conta tanto pelo aplicativo do Banco Itaú ou presencialmente em uma agência. Após abrir a conta você faz a opção pela portabilidade em seu banco de preferência. 

 

Sou pensionista e recebi uma carta do Ipsemg para trocar minha agência bancária para o Itaú, gostaria de saber se esta solicitação é verdadeira por parte do IPSEMG. 

Resposta: Sim, é verdadeira. Todos os pensionistas do Ipsemg foram comunicados da mudança por meio de uma carta. Além disso, nos canais oficiais do Instituto e do Governo possuem publicações a respeito da mudança da conta.

 

Na cidade em que eu moro não tem agência do Banco Itaú, mas tem de outro banco. Como pedir portabilidade para outro banco da confiança dela sem abrir conta no Itaú?

Resposta: É necessário que se abra a conta no Banco Itaú primeiramente. Como não há agência na sua cidade, uma opção é fazer pelo app ou pelo site do Itaú (www.itau.com.br). Assista ao tutorial de como usar o aplicativo do Itaú neste vídeo - https://youtu.be/XGlbrmOKe9A. Após abrir a conta você faz a opção pela portabilidade em seu banco de preferência. 

 

Como, quando e a quem devo informar o número da minha nova conta no Banco Itaú?

Resposta: O Governo de Minas por meio dos órgãos públicos estão alinhados com o sistemas do Banco Itaú para que as informações se cruzem e consequentemente não seja necessário que o servidor envie nenhum documento ou comprovante da abertura de conta.

 

Sou pensionista e moro em outro estado. Gostaria de saber como devo proceder com a troca de banco, se posso abrir uma conta em qualquer agência do Itaú e como enviar o número dessa conta para o ipsemg. 

Resposta: Sim, você pode se dirigir a qualquer agência do Banco Itaú para a abertura da conta. No entanto, você também pode fazer pela internet, pelo app ou pelo site (www.itau.com.br) uma vez que está em outro estado. Não é necessário enviar comprovante para nenhum órgão público de Minas Gerais após a abertura da conta porque os sistemas entre eles serão atualizados.

 

Ao abrir a conta, quais informações preciso fornecer ao banco?

Resposta: É preciso um documento de identificação, e-mail, telefone e informar a renda mensal. Os servidores, pensionistas e aposentados do Ipsemg precisam ficar atentos ao detalhe do CNPJ (fonte pagadora) que deve ser informado ao Banco Itaú. 

  • Servidor ATIVO - CNPJ do Ipsemg: 17.217.332/0001-25.
  • Os pensionistas - CNPJ do Fundo Financeiro de Previdenciário (FFP-MG): 40.004.800/0001-03.
  • Os servidores APOSENTADOS do Ipsemg - CNPJ FFP-MG: 40.004.800/0001-03.

 

Recebo apenas pensão alimentícia, preciso abrir conta no Itaú?

Resposta: Não, uma vez que é uma ordem judicial e, portanto, é o juiz que determina qual a conta e instituição bancária a pensão alimentícia deve ser creditada.

 

O servidor que encontra-se em afastamento preliminar à aposentadoria, deverá informar qual CNPJ?

Resposta: O servidor em afastamento preliminar aposentadoria deverá informar o CNPJ do órgão/entidade de lotação, ou seja, o órgão/entidade ao qual esteve vinculado enquanto ativo.

 

Sou servidor inativo e gostaria de fazer a abertura da conta corrente de forma presencial. Porém, moro fora de Minas Gerais. Posso procurar agência de outro estado para providenciar minha abertura de conta?

Resposta: Sim, o servidor pode abrir uma conta corrente em qualquer agência do Itaú, basta levar os seguintes documentos:

  • Documento de identificação original e cópia
  • (RG, CNH, CIE – Carteira ou Cédula de Identidade de Estrangeiro ou RNE )
  • CPF original e cópia (caso não esteja no documento de identificação)
  • Número do CNPJ do órgão pagador

 

Na abertura de conta na modalidade "conta corrente" até quando será aplicada a isenção de taxa de manutenção de conta?

Resposta: Para os servidores que optarem pelo recebimento de salário em conta corrente os benefícios são válidos até janeiro de 2027 ou enquanto durar a vigência do contrato de Folha de Pagamento com o Estado.

 

Se eu optar pela conta salário terei direito ao cartão de crédito com anuidade gratuita?

Resposta: Não, o benefício só será atribuído para o servidor que optar por receber salário em uma conta corrente Itaú.

 

Mesmo negativado consigo abrir conta SALÁRIO?

Resposta: Sim, a conta salário é um direito do empregado e deve ser aberta para o recebimento dos seus vencimentos.

 

Tenho conta corrente no banco Itaú, porém tenho dívidas não pagas com o banco. O banco Itaú pode se negar a abrir conta salário em meu nome?

Resposta: O Itaú não pode se negar a realizar uma abertura de conta salário para o recebimento dos seus proventos.

 

Contas inativas do próprio ITAÚ, que foram abertas no passado e se encontram inativas, poderão ser reaproveitadas? Como poderei conferir se a minha conta ainda está ativa e habilitada para recebimento do salário?

Resposta: Nesse caso é necessário que o servidor procure a sua agência e verifique com o gerente se é possível ativar a sua conta para recebimento de salário.

 

Mais informações sobre os procedimentos para a abertura de contas e orientações gerais podem ser obtidas no https://www.itau.com.br/minasgerais e dúvidas podem ser enviadas para o RH Responde (http://www.rhresponde.mg.gov.br/Cliente#form), o Fale Conosco nos sites oficiais do Ipsemg ou do Governo do Estado de Minas Gerais. 

 

 

Publicado em 08/10/2021 14:31

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