Com o objetivo de melhorar as condições de trabalho e atendimento dos beneficiários do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), o Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP) possui obras em andamento. Algumas reformas e manutenções prediais já foram entregues, enquanto outras ainda ocorrem sem prejudicar o funcionamento da unidade hospitalar.
O vice-presidente e diretor de saúde do Ipsemg, Dr. Bernardo Ramos, acompanhou, no dia 06 de outubro, os trabalhos de revitalização do Serviço Médico de Urgência (SMU) anexo B e do Bloco Cirúrgico, partes vitais do HGIP. Segundo o diretor, as reformas são essenciais para aprimorar a assistência à saúde do beneficiário e elevar o patamar do Hospital.
A visita também contou com a presença do coordenador do Departamento de Manutenção Predial (DEMANP), Paulo Cesar Silva Lopes, da gerente administrativa, Tavane F. F das Chagas - colaboradores envolvidos na entrega de tais atividades e da secretária Valéria de Souza.
Serviço Médico de Urgência
No SMU, entre as melhorias já finalizadas está a instalação de pontos de gases medicinais por todo o anexo B, que no momento de pandemia permitiu a ampliação da capacidade de atendimentos relacionados à demanda de pacientes com problemas respiratórios.
Anteriormente, o fornecimento dos gases medicinais era realizado por meio de cilindros de ferro que ocupavam mais espaço e demandavam mão de obra e logística mais complexas para o fornecimento do insumo. O novo sistema de fornecimento de gases medicinais - tubulação próxima ao teto, permite que a unidade distribua, de forma segura e prática, por exemplo,o oxigênio usado na assistência à saúde dos pacientes.
Outro serviço de manutenção promovido pelo DEMANP foi a revitalização da pintura interna e a instalação de bate-macas no Serviço Médico de Urgência, para maior durabilidade e conservação da pintura.
“O SMU é uma das porta de entrada dos pacientes no HGIP, o investimento na melhoria da sua estrutura física e clínica para a realização de atendimento aos pacientes em condições de emergência, é de extrema importância estratégica para o hospital”, destaca o diretor de Saúde Dr. Bernardo Ramos. Consequentemente junto às reformas, também ocorre a melhoria nos protocolos assistenciais de atendimento a pacientes cujo quadro clínico exige leitos estruturados.
Bloco Cirúrgico
No Bloco Cirúrgico as obras em andamento são acompanhadas pela Gerência de Gestão de Bens e Serviços (GEGBS) e estão a todo vapor. Lá, o trabalho está focado na revitalização da Ala A com a reforma do piso e, também, de portas, batentes, cantoneiras, criação de novos pontos elétricos, abertura de acesso independente à sala de equipamentos e entre outros. Apesar de sete salas estarem isoladas para a manutenção predial, a outra ala mantém o cuidado aos pacientes que necessitam passar por procedimentos cirúrgicos regularmente.
O Ipsemg trabalha arduamente para levar qualidade para aqueles que necessitam de atendimento quando o assunto é saúde. Com isso, ainda estão previstos os reparos no no passeio do percurso dos carrinhos da rouparia e da fachada principal do Hospital que há anos está escondida por tapumes.
30/11
23 de outubro
24 de outubro