Hospital do Ipsemg promove economia de água

O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) considera que a água é um recurso fundamental para a manutenção da vida no planeta e tem se comprometido com a gestão responsável deste bem natural. Com isso, nos últimos meses, o Instituto realizou uma série de iniciativas no Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP) que contribuíram para a preservação do recurso.

Entre elas está a utilização d’água proveniente do sistema de Osmose Reversa para a higienização de pisos externos, higienização de carrinhos de resíduos, degelo do sistema de armazenamento de oxigênio e irrigação dos jardins do HGIP.

A Osmose Reversa faz parte da rotina do setor de Hemodiálise do Hospital para que a água alcance características ideais no tratamento de diálise. Após esse processo, a água permanece pura apesar de não conter importantes substâncias inorgânicas e, com isso, era descartada. Com a implementação de uma rede de tubulação externa, essa água, agora, é direcionada para uma caixa d’ água que abastece outras atividades na unidade.

Para o diretor de Saúde do Instituto, Dr. Bernardo Ramos, tais medidas vão além dos resultados alcançados. “Com essas ações, o Ipsemg amplia seu papel social no que diz respeito à utilização de recursos hídricos e com a economia de recursos financeiros provenientes de seus beneficiários e do Estado, podemos investir mais em ações de promoção à saúde e cuidado com seus usuários", destacou.

O mesmo procedimento foi realizado nos cilindros de boilers (reservatórios térmicos) com capacidade de dois mil litros de água. Uma vez por dia, é preciso o escape de parte da água (fria) armazenada para que água aquecida chegue às enfermarias para uso dos pacientes. Anteriormente à instalação do sistema hidráulico extra, a água tinha vazão para o esgoto. Atualmente, ela é armazenada e reaproveitada posteriormente.

As ações realizadas até o momento pela Diretoria de Saúde (DISA), por meio da Gerência Administrativa e o Departamento de Manutenção Predial (DEMANP), impactaram diretamente na redução do consumo mensal, equivalente a 1,3 milhão de litros de água (1.300 m³), nos últimos cinco meses (de junho a outubro de 2021). O reflexo na fatura paga pelo Ipsemg à COPASA, representa uma economia no valor de, aproximadamente, 24 mil reais, no mesmo intervalo de tempo.

Outras ações em execução que complementam a redução do consumo de água é a realização de manutenções preventivas nos sistemas hidráulicos, em toda estrutura hospitalar e agilidade no atendimento das manutenções corretivas relacionadas a vazamento de água.

O diretor de saúde completa que a perspectiva é que outras medidas sejam tomadas para o reaproveitamento de água limpa, tratada pela COPASA e utilizada nos processos internos do Ipsemg, como, por exemplo, na utilização em descargas sanitárias.
 

Fonte: HGIP/Ipsemg
Publicado em 17/11/2021 17:51

IPSEMG IPSEMG - Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves - Rodovia Papa João Paulo II, nº4001 - bairro Serra Verde - 3º e 4º andares do prédio Gerais
Belo Horizonte/MG - CEP: 31630-901
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades, Política de privacidade  Telefones de contato