Dezembro Vermelho

O Dezembro Vermelho dedica o mês inteiro à mobilização da luta contra a Aids. A campanha busca conscientizar a sociedade para a prevenção e proteção da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids). É importante que esse assunto seja o mais esclarecedor possível, para que assim a população tenha conhecimento dos riscos e perigos que a contração da síndrome ocasiona.

Aids

A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (conhecida como SIDA ou AIDS) é uma doença causada pelo vírus HIV, que por sua vez é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana (human immunodeficiency virus). AIDS, no entanto, se trata do estágio mais avançado da infecção por HIV. Esse vírus penetra e destrói uma importante célula do sistema imune, conhecida como CD4. Esse processo é lento e gradual, podendo levar anos até o adoecimento.

De acordo com a infectologista do Ipsemg, Dra. Carolina Lins, “a infecção ocorre através do contato com fluidos corporais, como sangue, sêmen, secreção vaginal e leite materno, ou seja, durante relações sexuais, uso de drogas (compartilhamento de instrumentos contaminados), acidentes com agulhas (que podem ocorrer em serviços de saúde), e também da mãe para o bebê”. É importante salientar que a existência de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), como sífilis e gonorreia, aumenta a chance de infecção pelo HIV.

Sintomas

Inicialmente, os sintomas são inespecíficos, como febre, diarreia, perda de peso e presença de ínguas no pescoço, virilhas ou axilas. Se não diagnosticada, a doença leva a uma grave disfunção da imunidade, tornando o organismo suscetível a diversas infecções, como pneumonia, tuberculose e meningite, particularmente, causadas por microrganismos que não são capazes de causar doenças em pessoas não portadoras do vírus, e que podem ocasionar a morte dos pacientes.

Tratamento

Atualmente, não existe vacina ou cura para a doença, contudo o tratamento é totalmente eficaz em controlar a progressão da mesma. Dessa forma, o indivíduo que faz uso diário da medicação específica como o tenofovir, lamivudina e dolutegravir, além de não transmitir o vírus para outras pessoas, também não apresentará as doenças mencionadas acima, além de outras alterações causadas pelo vírus.

Prevenções

A especialista reforça que existem diversas formas de se prevenir da infecção pelo HIV, incluindo: uso de preservativo nas relações sexuais, diagnóstico e tratamento de outras ISTs, uso da medicação após exposição de risco (PEP), ou continuamente, por pessoas com risco elevado de infecção (PREP), e acompanhamento de gestantes no pré-natal.

O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) está preparado para o atendimento desde a prevenção até o tratamento, tanto das pessoas com diagnóstico precoce e assintomáticas, quanto dos pacientes que chegam doentes e necessitam de internação. A medicação é fornecida apenas pelo SUS, mas todo o atendimento pode ser realizado pelo Instituto, se o usuário desejar.

 

Publicado em 03/12/2021 16:37

IPSEMG IPSEMG - Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves - Rodovia Papa João Paulo II, nº4001 - bairro Serra Verde - 3º e 4º andares do prédio Gerais
Belo Horizonte/MG - CEP: 31630-901
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades, Política de privacidade  Telefones de contato