O Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP) é reconhecido nacionalmente, mais uma vez, como Serviço de Alta Conformidade de Adesão às Boas Práticas de Segurança do Paciente, pela Vigilância Sanitária (VISA) estadual. É o sexto ano consecutivo que o Hospital se mantém no ranking da alta adesão às práticas de segurança do paciente, recebendo a nota de 85,71%, para o ano de 2021.
Esse resultado é reflexo do compromisso das ações desenvolvidas pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NUSP), Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e todos os demais colaboradores do Hospital. No total foram 21 itens avaliados entre protocolos e práticas na, prevenção, conformidade, monitoramento e regularidade.
“A cada ano, o processo de avaliação torna-se mais criterioso, acrescido de novas solicitações, por exemplo: treinamentos, indicadores, novos protocolos ou novas recomendações, o que aumenta nosso desafio em atingir maior percentual de conformidade e, simultaneamente, não ser excluído da lista da alta conformidade” explica a enfermeira do NUSP/HGIP, Sarah Buzato de Souza Motta.
Processo de avaliação
Na avaliação, de acordo com a conformidade dos indicadores de estrutura e processo avaliados, a instituição é classificada em um dos seguintes grupos: alta conformidade (67 - 100%), média conformidade (34 – 66%) ou baixa conformidade (0 – 33%).
A ANVISA não divulga as notas das classificações (primeiro ao último lugar) dos hospitais. Cada hospital recebe sua nota individualmente através da VISA, via e-mail. A ANVISA divulga uma lista nacional somente dos nomes dos hospitais que alcançaram alta conformidade em Segurança do Paciente.
A avaliação é sempre retroativa, ou seja, a solicitação de protocolos e documentos comprobatórios das ações diz respeito às atividades desenvolvidas no ano anterior. “Dessa forma, a equipe busca ficar o tempo todo atenta ao desenvolvimento das ações de segurança, orientando a equipe de saúde para o cumprindo dos protocolos de segurança de paciente, bem como para novas necessidades de atualização desses documentos, ” completa Sarah Buzato.
NUPS/ HGIP
A equipe do NUSP é composta pela Márcia Cristina de Abreu Couto, enfermeira e coordenadora do NUSP; Sarah Buzato de Souza Motta, enfermeira; Cristina Marques Capellini, farmacêutica; Paula Perdigão de Paula, médica; e Shirley Cristina de Faria Maciel Rosa, enfermeira; todas com especialização Curso Internacional de Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente certificadas pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ).
“Receber esse reconhecimento é gratificante pois simboliza a seriedade do nosso trabalho e nosso esforço em buscar maior qualidade e segurança na assistência à saúde dos beneficiários. A cada resultado alcançado, cresce nosso desejo de atingir a meta de 100% de conformidades e acreditamos que estamos no caminho certo”, expõe Sarah Buzato.
Publicado em 15/02/2022 16:11
30/11
23 de outubro
24 de outubro