A saúde mental dos professores

13° Encontro de Piscopedagogia Clínica e Institucional da UNIVAP

A SAÚDE MENTAL DOS PROFESSORES

09/03/2022 | Quarta-feira | 19h às 21h30

Evento totalmente gratuito e online - Para fazer sua inscrição, clique aqui.

Nos últimos anos, devido ao alto índice de educadores afastados de suas funções por causa de transtornos mentais, considera-se que o adoecimento ocorre em decorrência do desgaste ocasionado pela dinâmica do trabalho, caracterizado pela grande necessidade de adaptação constante.

Agravando esse quadro, a reorganização dos processos de trabalho em virtude da pandemia da COVID-19 gerou novos estressores para aqueles que exercem o magistério.

Porém, as sequelas psicológicas decorrentes da pandemia afetaram a população docente de forma desigual, sendo possível verificar grupos mais vulneráveis.

Um olhar mais cuidadoso com relação a essas especificidades torna-se necessário como forma de garantir a qualidade de vida dos professores e a efetividade do processo educativo.

Prof. MSc. Rodney Q. F. da Costa.
Doutorando em Psicologia Escolar
e do Desenvolvimento Humano (USP)
Mestre e graduado em Psicologia (UNESP).
Docente em cursos de graduação e pós-graduação.
Publicado em 25/02/2022 16:25