Seu trabalho faz a diferença

O cenário mundial dos últimos anos é de tempos difíceis. As pessoas acabaram por se afastar uma das outras como medida de precaução ao coronavírus. O distanciamento social e o uso de máscaras - procedimentos que evitam o contato, resultou em relacionamentos mais frios entre as pessoas. Diante dessa realidade, gestos que trazem de volta o calor humano, a bondade e empatia merecem ser destacados.

Alexandre Pereira é porteiro plantonista da Minas Gerais Administração e Serviços S.A (MGS) e trabalha na entrada do SMU, no saguão do Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP), em Belo Horizonte. Ele sempre distribui balas, folhas de capim cidreira e pirulitos no final do mês para aqueles que passam no local e em datas especiais, como o Dia Internacional da Mulher, na última terça-feira, em que ele distribuiu balas para todas as mulheres. O gesto de gentileza tem trazido alegria para as pessoas.

“Eu, quando vou fazer uma ronda aqui no hospital, vejo ele sempre com um grande sorriso e super receptivo, dando bom dia, boa tarde, para todos que passam pelo seu posto de trabalho. É um gesto muito fofo e carinhoso. Não importa se é para servidor, funcionário, criança, visitante ou acompanhante, ele sempre oferece esse gesto e afeto. Eu acho que ele tem muita empatia e aplaudo ações como essas”, narra Liliana Siqueira, analista de Seguridade Social do Ipsemg.

Cosme Santos, encarregado da portaria do HGIP, acha muito interessante como Alexandre pensa no outro, demonstrando empatia. “O Alexandre tem o hábito de fazer esse tipo de trabalho voluntário. Porque, segundo ele, as pessoas já entram aqui tristes e ele vê como um ponto em que a pessoa pode se sentir mais alegre, pelo menos com uma bala, para adoçar a vida, uma folha para fazer um chá, ele sempre faz esse tipo de trabalho”.

Para Alexandre, o importante é levar um pouco de gentileza para todos que cruzam seu caminho, independente de quem seja. “Eu faço isto para agradar as pessoas e os colaboradores do local de trabalho durante o plantão. Levo amizade e bom convívio para todos. Gosto de ser gentil com as pessoas”, explica.

O seu exemplo é inspirador para o Instituto. Mesmo em tempos difíceis como os atuais é possível ser gentil e empático com o próximo. Manter ou até mesmo criar bons hábitos com as pessoas à sua volta transforma não só o dia de outro melhor, mas o seu também.


Foto por: Mônica Moritz. 

Publicado em 09/03/2022 14:25

IPSEMG IPSEMG - Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves - Rodovia Papa João Paulo II, nº4001 - bairro Serra Verde - 3º e 4º andares do prédio Gerais
Belo Horizonte/MG - CEP: 31630-901
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades, Política de privacidade  Telefones de contato