Presidente do Ipsemg visita CEM e HGIP

A presidente do Ipsemg, Luiza Campos, visitou nos dias 17 e 18 de março, o Centro de Especialidades Médicas (CEM) e o Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP), unidades próprias do Instituto localizadas na área hospitalar de Belo Horizonte. A ida às unidades teve como objetivo conhecer um pouco da estrutura e o funcionamento dos estabelecimentos, além de escutar a respeito dos projetos para os locais.

A atividade no CEM foi acompanhada da chefe de gabinete, Camila Parrela; do diretor de Saúde, Rodrigo Kleinpaul e do gerente do CEM, Marcelo Diniz. Já no HGIP, a vice-presidente Gerlainne Cristine Diniz Romero Lopes esteve presente, juntamente com o diretor de Saúde.

Retomada da produção no CEM

Durante a visita, o gerente do CEM destacou que para 2022, a Diretoria de Saúde (Disa) do Ipsemg deseja retornar ao mesmo patamar das consultas médicas realizadas na unidade em 2019, ou seja 270.621. Durante 2020, em que a pandemia atingiu seu maior número de casos, as consultas no Centro de Especialidade atingiram a marca 132.352.

Para a retomada no atendimento, está em estudo alguns arranjos como o reaproveitamento de consultas que, no ano de 2019, alcançou a marca de 14 mil agendamentos entres as consultas que seriam perdidas. Tais vagas correspondem àquelas que o paciente agendado não compareceu e outro beneficiário fez a busca pela consulta de última hora, presencialmente.

Essa prática deixou de ser realizada na pandemia em conformidade com as medidas restritivas de prevenção à Covid, as quais, permitiam que apenas o paciente agendado para o atendimento médico tivesse acesso ao local.

Reaproveitamento de consultas no CEM

Hoje, com a ampliação da vacinação, os beneficiários já podem a voltar a fazer a busca de consultas presencialmente no CEM, por meio do contato com a equipe da Portaria. Diariamente, os profissionais responsáveis pelo controle da entrada no local, recebem a relação das consultas disponíveis por desistência e assim informam aos beneficiários que buscam por atendimento eletivo sem marcação prévia.

Marcelo Diniz reforça que o mais importante é o paciente não deixar de comparecer à consulta agendada, mas em caso de imprevistos, que ela seja cancelada em tempo hábil pelo 155 para ligações por telefone fixo; pelo número: (31) 3069-6601 para ligações de celular ou pelo Agendamento On-line disponível no portal ou aplicativo do Ipsemg.

Para 2023, a Disa idealiza como projeto realizar exames ambulatoriais dentro do CEM, buscando facilidade para o paciente que já está agendado para consulta eletiva na unidade. Para isso, está em análise o limite orçamentário para que sejam executadas adequações no espaço e a compra de equipamentos.

Diagnóstico e fluxos de atendimento no HGIP

No Hospital, o reconhecimento da estrutura se concentrou nos primeiros andares: no Serviço Médico de Urgência (SMU), no Departamento de Farmácia (Deafar) e na Quimioterapia. No SMU, a presidente acompanhou o fluxo de atendimento do paciente, enquanto no Deafar ela recebeu um diagnóstico da área. O diretor de Saúde, Rodrigo Kleinpaul também apresentou os planejamentos de 2022 para tais serviços.

Enquanto fazia o percurso, Luiza Campos conversou com médicos, enfermeiros e demais colaboradores para entender melhor as demandas da unidade.

Publicado em 22/03/2022 14:27

IPSEMG IPSEMG - Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves - Rodovia Papa João Paulo II, nº4001 - bairro Serra Verde - 3º e 4º andares do prédio Gerais
Belo Horizonte/MG - CEP: 31630-901
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades, Política de privacidade  Telefones de contato