31/03 - Dia da Saúde e da Nutrição

O Dia da Saúde e da Nutrição, comemorado neste 31/3, é uma oportunidade para pensarmos em nossas práticas nutricionais e de saúde.

A prática da boa alimentação começa desde cedo, ao nascimento, com o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida. Após essa fase, a amamentação poderá ser feita de maneira complementar até os dois anos. Em cada fase da vida (criança, adolescente, adulto ou idoso), o ser humano possui diferentes necessidades nutricionais.

A alimentação adequada e saudável é um direito humano básico que envolve a garantia ao acesso permanente e regular, de forma socialmente justa, a uma prática alimentar adequada aos aspectos biológicos e sociais do indivíduo e que deve estar em acordo com as necessidades alimentares especiais; ser referenciada pela cultura alimentar e pelas dimensões de gênero, raça e etnia; acessível do ponto de vista físico e financeiro; harmônica em quantidade e qualidade, atendendo aos princípios da variedade, equilíbrio, moderação e prazer; e baseada em práticas produtivas adequadas e sustentáveis.

Para uma boa nutrição é necessário ter uma dieta regular e equilibrada, buscando fornecer a quantidade e a variedade adequadas de nutrientes para o organismo.

Nesse contexto, não podemos esquecer das recomendações básicas do Guia Alimentar para a População Brasileira, publicado pelo Ministério da Saúde, disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf , e que podem fazer a diferença na alimentação e na saúde de cada um de nós.

Confira algumas dicas:

  • Prefira sempre alimentos in natura (obtidos diretamente de plantas ou de animais e consumidos sem alterações da indústria) ou minimamente processados (alimentos in natura que foram submetidos a alterações mínimas) – Descasque mais e desembale menos.
  • Utilize óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar alimentos e criar preparações culinárias.
  • Evite alimentos ultraprocessados, como biscoitos recheados, “salgadinhos de pacote”, refrigerantes, sucos em pó, “macarrão instantâneo”, temperos industrializados, salsichas entre outros.
  • Coma com regularidade e atenção, em ambientes apropriados e, sempre que possível, com companhia.
  • Beba bastante água.

E não se esqueça:

Faça exercícios físicos regulares. Apenas 2% do tempo de sua semana, ou seja, 210 minutos já são suficientes para reduzir o risco de doenças e melhora de sua saúde.

Para saber mais não deixe de conferir em http://www.ipsemg.mg.gov.br/ipsemg/portal/n/site/537666-conheca-o-movimento-2/0/820

Fonte: Biblioteca Virtual em Saúde e Guia alimentar para a população brasileira – Ministério da Saúde

 

Da esquerda para direita: Cláudia (nutricionista), Marcella (nutricionista), Monalisa (nutricionista), Fernanda (enfermeira), Juliana (nutróloga).
Fonte: Comunicação Ipsemg.

Publicado em 31/03/2022 14:34

IPSEMG IPSEMG - Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves - Rodovia Papa João Paulo II, nº4001 - bairro Serra Verde - 3º e 4º andares do prédio Gerais
Belo Horizonte/MG - CEP: 31630-901
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades, Política de privacidade  Telefones de contato