Enfermeiros do HGIP fazem capacitação em LP

A coordenação da Comissão de Prevenção e Tratamento de Lesões e Estomas (CPTLE) do Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP) promoveu, em Belo Horizonte, no mês de abril, uma intensa mobilização com os profissionais de Enfermagem para o aprimoramento das ações de prevenção das Lesões por Pressão (LP) e outras lesões de pele.

A Lesão por Pressão é um dano localizado na pele e/ou tecido subjacente, como resultado de pressão ou pressão em combinação com cisalhamento. Uma LP pode ocorrer devido às forças do peso corporal do paciente, principalmente sobre as proeminências ósseas, ou como resultado de forças exercidas externamente, como aquelas aplicadas por um dispositivo médico ou outro objeto, ou devido a uma combinação delas.

A enfermeira, Márcia Cristina de Abreu Couto, juntamente com a farmacêutica, Cristina Marques Capellini, integrantes da coordenação da CPTLE, realizaram treinamentos in loco nas unidades de internação e reuniões com as coordenações de Enfermagem dos setores.

Já nos dias 11 e 12 de abril foram realizados treinamentos das equipes de enfermagem das unidades responsáveis pela implementação das rotinas preconizadas. Eles abordavam os quatro pilares da prevenção de lesões de pele e contou com a presença dos coordenadores de Linha de Cuidado, Rafael Henrique Lourenço da Silva e Andrea Lidiane Costa de Souza; do Gerente Técnico Assistencial, Dr. Alexandre Barbosa Andrade e da médica da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e CPTLE, Dra. Paula Perdigão de Pádua.

Além disto, a coordenadora da CPTLE, Márcia Cristina de Abreu Couto, pleiteou auditoria externa para avaliação das medidas de prevenção de LP adotadas no HGIP, que foi prontamente autorizada pela Diretoria de Saúde. Esta auditoria está prevista para os dias 26 e 27 de abril de 2022. Na data, os cuidados de prevenção de LP prestados a pacientes das diferentes unidades de internação serão avaliados.

Cuidados para a prevenção da LP

A lesão por pressão foi o terceiro tipo de evento mais frequentemente notificado pelos serviços de saúde do país, sendo a causa de 34 óbitos, no período de 2014 a 2017. A grande maioria das LP são evitáveis, mediante a adoção de medidas adequadas de cuidado com a pele dos pacientes, tais como:

  • Avaliação da pele na admissão e diariamente;
  • Avaliação do risco para desenvolvimento de LP diariamente (utilizando escalas preditivas de risco);
  • Mudança de decúbito a cada duas horas;
  • Controle da umidade;
  • Manutenção da higienização;
  • Hidratação da pele.

Publicado em 19/04/2022 15:48

IPSEMG IPSEMG - Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves - Rodovia Papa João Paulo II, nº4001 - bairro Serra Verde - 3º e 4º andares do prédio Gerais
Belo Horizonte/MG - CEP: 31630-901
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades, Política de privacidade  Telefones de contato