Ipsemg publica seu primeiro Plano de Integridade

O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) publicou, em abril, o seu Plano de Integridade - documento que busca reunir e sistematizar as ações voltadas para o fortalecimento do ambiente de integridade nos órgãos e entidades da Administração Pública, ou seja, promover uma conduta ética e íntegra, norteadora de grandes avanços.

O Plano é uma tendência na área de gestão, seja ela pública ou privada. Assim, com ele, o Instituto espera cumprir sua missão de assegurar e prestar serviços integrados de atenção à saúde e de concessão e manutenção dos benefícios previdenciários de forma regionalizada, com qualidade e sustentabilidade. E, com isso, continuar como a referência de tais assuntos no Estado.

“Não faz sentido falar de integridade sem falar também de construção coletiva, de superação, de desafios em conjunto, de confiança e, principalmente, de visão de um Ipsemg ainda melhor e motivo de orgulho para todos nós servidores públicos mineiros” destacou a presidente do Instituto, Luiza Hermeto Coutinho Campos sobre a publicação do documento.

Construção do plano

O documento foi produzido por um grupo de trabalho coordenado pelo Gabinete e a Assessoria Estratégica da instituição. Para compreender a realidade em que se deseja transformar, a equipe aplicou um formulário de satisfação para os servidores, de forma que as suas respostas traçassem um diagnóstico do que era preciso fazer. Assim, os resultados nortearam a construção dos objetivos almejados pelo Ipsemg: ser reconhecido pela excelência na gestão e no atendimento ao beneficiário em saúde e previdência.

Bruno Volpini, chefe do Departamento de Investimento de Recursos Previdenciários do Ipsemg e coordenador do grupo de trabalho do Plano, explica que o Plano tem como objetivo fortalecer a transparência e integridade do Instituto tal qual a governança na gerência de recursos, criando assim um relacionamento melhor e de confiabilidade com os seus colaboradores. “Um órgão que se preocupa em garantir o aprimoramento de diversos eixos é também um órgão que continuará tendo relevância inquestionável na prestação de serviços ao público ”, afirmou.

As ações do plano são direcionadas para os colaboradores do Ipsemg, mas não se limitam apenas a eles. Elas também podem se expandir para além do público interno, servindo até mesmo de exemplo para outras gestões.

Para garantir que os objetivos sejam alcançados, o Gabinete irá montar uma equipe de monitoramento das ações previstas no Plano. Para aqueles que desejam acessá-lo, ele está disponível no site do Instituto, no menu "Transparência", para consulta, e também para orientação das próximas ações a serem tomadas.

Confira o Plano de Integridade disponível no site do Ipsemg clicando aqui.

Publicado em 25/04/2022 17:15