Profissionais do HGIP celebram a Semana da Enfermagem

Enfermeiros, técnicos de Enfermagem e demais profissionais do Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP) abriram, nesta terça-feira (17/05), a 36ª Semana da Enfermagem com um Culto Ecumênico em Ação de Graças. A celebração foi realizada pelo padre Walcik Honorato e o irmão Nei – coordenador de Enfermagem da Clínica Psiquiatria do HGIP, na capela do Hospital, localizada no 11º andar.

Para iniciar o evento, a presidente do Ipsemg, Luiza Campos, pronunciou algumas palavras de agradecimento e parabenizando o empenho dos profissionais da categoria. “Sintam-se todos abraçados por celebrarmos esta Semana da Enfermagem em comemoração a todo esforço e dedicação de vocês profissionais da Enfermagem nos momentos mais difíceis vividos na pandemia e agora neste momento histórico de valorização com aprovação do piso salarial, ” pontuou a presidente.

Em seguida, o diretor de Saúde, Rodrigo Kleinpaul, destacou que a Enfermagem é o coração do cuidado: “a Enfermagem é essencial para a assistência à saúde pois acolhe com carinho e amor, com isso, podemos dizer que ela é o coração. Temos muito o que agradecer a estes profissionais e pedir que a jornada de cada um seja abençoada” declarou o diretor.

Antes de iniciar a missa, o gerente de Ensino, Pesquisa e Informações em Saúde, Dr. Guilherme Santiago, e a chefe do Departamento de Educação Permanente, Alexia Cagnoni, prestaram suas homenagens aos colegas. O gerente apresentou em números, o quanto o HGIP é uma potência de trabalho correspondendo 26%, no período de abril 2020 a março de 2021, dos atendimentos hospitalares ofertados aos beneficiários pelo Ipsemg, em Belo Horizonte, e que isso é fruto do empenho de cada profissional. Alexia Cagnoni, trouxe para o momento a mensagem da Associação Brasileira da Enfermagem (ABEn) sobre o tema da Semana da Enfermagem em 2022 - A Enfermagem no contexto pandêmico pela COVID 19: que lições aprendemos?

A celebração contou ainda com a participação de enfermeiras de vários setores e clínicas durante o ofertório. Elas levaram para o altar objetos que são símbolos do que foi vivenciado pelos profissionais na pandemia - lâmpada, EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), cilindros de ar, estetoscópio e a Bíblia.

Além dos ritos próprios da missa, esse momento espiritual contou com uma mensagem de reflexão, apresentada pela chefe do Departamento de Diagnóstico e Tratamento, Maristela Avelina, e com a fala de considerações finais da chefe do Departamento de Enfermagem e Multiprofissional, Ana Paula Renault. Colaboradores e acadêmicos embalaram a celebração com cânticos religiosos e em coro, os presentes encerraram o Culto Ecumênico em Ação de Graças com a canção Trem Bala, da cantora Ana Vilela.

A 36ª Semana da Enfermagem é uma ação promovida pela Educação Permanente que conta com apoio da equipe de acadêmicos e muitos colaboradores do HGIP. Acompanhe na intranet os demais eventos da programação, clique aqui.

Para acessar mais fotos da Semana da Enfermagem no HGIP, clique aqui.

Publicado em 19/05/2022 12:17