Covid-19: Que lições aprendemos?

Continuando a programação da Semana da Enfermagem, na quarta-feira (18/05), o Hospital Governador Israel Pinheiro (Hgip), realizou no Auditório 2 Mezanino E, uma Mesa Redonda com o tema “Covid-19: Que lições aprendemos?”. O encontro reuniu profissionais do Ipsemg que estiveram internadas devido ao Coronavírus e que o venceram. Na ocasião, elas trouxeram relatos sobre as suas experiências na luta contra o vírus.

O evento trouxe um momento de reflexão sobre a importância do trabalho de enfermagem no cuidado com o paciente sob o olhar da experiência vivenciada e compartilhada pela Dra. Alessandra Machado, chefe do departamento de assistência médica; Cléria Marques, coordenadora da Assessoria de Comunicação Social; Vilma Aparecida da Silva, técnica de Enfermagem do CTI Adulto do HGIP e Elizabeth de Freitas Vilaça, enfermeira do CTIPN do HGIP. As histórias foram conduzidas por Marcela Waldolato, chefe da linha do cuidado materno infantil.

Diante dos relatos das palestrantes - que agradeceram à equipe de profissionais do SMU, CTI, 3º e 5º andar do HGIP, por todo o cuidado prestado a elas - muito se falou sobre o papel da enfermagem na assistência à saúde do paciente que tem necessidade de ajuda. A mensagem central compartilhada foi de que o cuidado humanizado e a empatia se fazem fundamentais. Por isso, é necessário que o profissional tenha cuidado nas palavras e ações, seja gentil e carinhoso, e leve o máximo de conforto nos momentos mais difíceis e de vulnerabilidade.

De acordo com Alexia Cagnoni, chefe do Departamento de Educação Permanente do Ipsemg, a intenção da reunião era mostrar que por trás de cada profissional existe uma pessoa. “Nós um dia seremos pacientes. É bom trabalhar em um lugar onde seremos acolhidos. Devemos aprender com eles e perceber como as coisas simples fazem a diferença. O mais importante é ter saúde", explica.

“O aprendizado que fica é o de que muitas vezes parar e refletir é necessário. O enfermeiro que é gentil, que dá a mão, faz toda a diferença, pois o tratamento vai além do trabalho. O exercício de empatia é muito importante, ainda mais quando eles se tornam pacientes. Essa troca de lugar traz uma valorização maior da vida”, acrescenta Dra. Alessandra Machado.

No final da palestra, as ministrantes chegaram a conclusão de que não perder a essência como profissional de enfermagem e cuidar das relações dentro e fora do trabalho é de fato o ideal.

Para acessar mais fotos da Semana da Enfermagem no HGIP, clique aqui.