Violência contra a mulher é tema de palestra no Ipsemg

Com a retomada dos eventos presenciais e com objetivo de explorar assuntos atuais para contribuir com o aprimoramento dos colaboradores do Ipsemg, o Departamento de Gestão de Recursos Humanos (DGRH) proporcionou, última quinta-feira (02/06) a palestra: “Por que em pleno século XXI mulheres ainda morrem por serem mulheres? A autoestima como arma contra o patriarcado”, ministrada pela Dra. Maria Consentino. O evento foi realizado no auditório do Centro de Estudos do Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP), em Belo Horizonte, e transmitido pelo canal do YouTube Ipsemg Online.

Juíza de Direito aposentada, advogada especialista na defesa da mulher, palestrante, escritora, professora, tutora de cursos on-line e do Programa Maria Vem com as Outras, Maria Consentino contou um pouco da sua trajetória profissional e como as mulheres sofrem diversos abusos em seus relacionamentos, lares, trabalho.

“Nunca vai ser demais falar da violência contra as mulheres, seja de gênero, doméstica, entre outras. Por isso, levo uma mensagem sobre a importância do despertar que consiste ter um outro olhar para desfazer de atitudes, comportamentos, falas e pensamentos que causam dor para a mulher e famílias disfuncionais e também nos homens”, narrou a especialista. Segundo ela, tais ideias estão presentes na sociedade como um sistema de patriarcado, em que os homens são vistos como superiores e as mulheres não são respeitadas.

Ao final, os presentes, na maioria mulheres, apresentaram alguns exemplos relacionados aos casos relatados pela palestrante confirmando que essa é uma realidade presente no dia a dia de muitas amigas, familiares e na vizinhança. O tema foi muito apreciado pelas participantes que puderam esclarecer algumas dúvidas. João Batista Monteiro, funcionário do Laboratório do HGIP, concordou que como homem é preciso entender mais sobre as experiências das mulheres para que sempre haja um tratamento igualitário.

Participações

A abertura do evento foi realizada pela presidente do Ipsemg, Luiza Hermeto Coutinho Campos, que destacou a importância do tema. “Nós mulheres vivenciamos no cotidiano acontecimentos relacionados a algum tipo de violência e precisamos desnaturalizar esse processo cultural. Fico feliz que o Ipsemg esteja participando deste movimento.

O diretor de Planejamento, Gestão e Finanças (DIPGF), Guilherme Parentoni Senra Fonseca, pontuou em sua fala a representatividade do sexo feminino tanto em número de beneficiárias do Ipsemg como ocupando cargos de chefia e, por isso, abordar o assunto é fundamental para o momento.

Ao final do evento, o gerente de Recursos Humanos (GERH), Sandro Alves Bustamante, destacou as informações apresentadas pela palestrante fazendo uma referência a sua família e destacando a importância de valorizar o papel da mulher e colocando sua área à disposição para mais eventos similares.

A chefe do Departamento de Gestão de Recursos Humanos, Monika Machado de Melo Alves, encerrou o evento agradecendo a participação de todos, reforçando que esta é uma das muitas ações que estão previstas com o objetivo de encurtar a distância entre o RH e os colaboradores do IPSEMG.

Assista clicando aqui a palestra no YouTube Ipsemg Online.

Confira as fotos aqui.

 

Publicado em 06/06/2022 10:22

IPSEMG IPSEMG - Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves - Rodovia Papa João Paulo II, nº4001 - bairro Serra Verde - 3º e 4º andares do prédio Gerais
Belo Horizonte/MG - CEP: 31630-901
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades, Política de privacidade  Telefones de contato