Grupo orienta pessoas com sobrepeso

Um em cada dez adultos é obeso, segundo pesquisadores ingleses - Imperial College London e da Universidade de Harvard - que durante 28 anos (1980 a 2008), acompanharam a evolução do peso das pessoas ao redor do mundo.  No Brasil, pesquisa de Orçamento Familiar (POF) realizada no início dos anos 2000 mostrou que cerca de 38 milhões de brasileiros com mais de 20 anos estão acima do peso, sendo que 10% desse total são considerados obesos de acordo com padrões da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO). Para a OMS, essa situação vem deteriorando a qualidade de vida das pessoas e aumentando a necessidade de investimentos públicos no setor de saúde para atender às demandas decorrentes das doenças provocadas pelo excesso de peso. O estudo aponta ainda que o excesso de peso dos brasileiros está relacionado ao aumento do consumo de alimentos industrializados e também pela ingestão de grande quantidade de açúcar e gordura.

No IPSEMG a equipe da Promoção da Saúde criou o grupo “Mudar e emagrecer” com o objetivo de ajudar pacientes com excesso de peso a adotarem um novo estilo de vida e prevenir doenças como hipertensão, diabetes, apneia do sono, infertilidade, cânceres, distúrbios psicológicos, cânceres e até a morte súbita. Coordenado pelo cirurgião bariátrico, Eudes Arantes Magalhães, com o apoio de uma equipe composta por nutricionista, fisioterapeuta e psicólogo, o grupo reúne-se às segundas-feiras, de 15h30 as 17h30, na ala B do Centro de Especialidades Médicas.

Com 14 anos de experiência em cirurgias bariátricas no IPSEMG, o cirurgião  salienta que o grupo Mudar e emagrecer quer buscar resultados duradouros para aqueles que estão no processo de obesidade. Segundo ele, algumas pessoas que fazem cirurgia de redução de estômago voltam engordar porque não têm apoio para mudar o estilo de vida. “Cirurgia não cura obesidade, mas quando o paciente recebe acompanhamento psicológico para administrar as mudanças, se adapta à alimentação adequada e adota a prática de exercícios físicos diários, o resultado é definitivo”.

Segundo a equipe de Promoção da Saúde do IPSEMG, o trabalho com cada grupo formado terá a duração de seis meses. Nesse período, os participantes serão acompanhados e receberão informações sobre as consequências do excesso de peso para a saúde e como iniciarem a reeducação alimentar. O primeiro ciclo de debates abrange todos os aspectos nutricionais para uma alimentação saudável. A segunda etapa será voltada para as questões psicológicas e as atividades físicas.

Beneficiários que queiram participar do grupo Mudar e emagrecer podem obter outras informações pelo telefone (31 – 3247-3350) ou direto no núcleo da Promoção da Saúde, ala B do Centro de Especialidades Médicas (Rua Domingos Vieira, 488 – Santa Efigênia), em Belo Horizonte.  
 

Publicado em 28/08/2012 11:25

IPSEMG IPSEMG - Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves - Rodovia Papa João Paulo II, nº4001 - bairro Serra Verde - 3º e 4º andares do prédio Gerais
Belo Horizonte/MG - CEP: 31630-901
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades, Política de privacidade  Telefones de contato