Campanha do Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo é a campanha que dedica o mês a conscientização do suicídio, de forma a prevenir a sociedade e reduzir os números alarmantes, que ainda são subnotificados devido aos tabus que delimitam o tema. Para quebrar essas barreiras e prevenir casos, é importante a divulgação de informações corretas. O slogan de 2022 é “É preciso agir!”.

O Instituto da Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) faz esta publicação para alertar a população e trazer informações para que todos possam agir de maneira preventiva para salvar vidas. A melhor maneira de combater as fatalidades é contribuindo para o bem-estar de pessoas que estão passando por momentos de dificuldade, prevenindo o ato final e definitivo.

O suicídio é uma condição com determinantes multifatoriais, resultado da interação de componente psicológicos, biológicos e sociais, incluindo fatores genéticos, culturais e socioambientais. Deve ser considerado como o resultado de um processo envolvendo uma série de fatores que se acumulam ao longo da vida do indivíduo. Não pode ser atribuído de forma simplista como o resultado específico de determinados eventos da vida do sujeito.

Fábio Rocha, coordenador da clínica Psiquiátrica do Ipsemg do Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP), explica que a grande maioria dos suicídios está relacionada a transtornos psiquiátricos. A depressão e outros transtornos do humor estão entre os mais importantes.

“Muitos suicídios acontecem impulsivamente, em momentos de crise, com uma ruptura da capacidade de lidar com estresses da vida. Além disso, as sensações de isolamento e solidão e a vivência de conflitos, desastres, violência, abuso ou perda estão fortemente associados ao comportamento suicida. As taxas de suicídio também são altas entre os grupos vulneráveis que sofrem discriminação”, expõe.

Prevenção

Existe ainda um estigma em torno do tema. A prevenção do suicídio não tem sido abordada adequadamente devido à falta de conscientização sobre ele como um grande problema de saúde pública e em decorrência do tabu e estigma em muitas sociedades para discutir o problema abertamente.

Felizmente, a grande maioria das pessoas com pensamentos suicidas são capazes de encontrar formas adaptativas, construtivas e saudáveis de lidar com os problemas e superá-los.

Os suicídios são evitáveis. Há uma série de medidas que podem ser tomadas para prevenir o suicídio e as tentativas de suicídio. A OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda as seguintes intervenções baseadas em evidências:

• Limitação do acesso aos meios de suicídio (por exemplo, pesticidas, armas de fogo, certos medicamentos);
• Interação com a mídia para reportagens responsáveis de suicídio;
• Fomento de habilidades de vida socioemocionais em adolescentes;
• Identificação, avaliação, gerenciamento e acompanhamento precoce de qualquer pessoa afetada por comportamentos suicidas.

Os esforços de prevenção do suicídio requerem coordenação e colaboração entre vários setores da sociedade. Esses esforços devem ser abrangentes e integrados. Nenhuma abordagem isolada pode causar impacto em uma questão complexa quanto o suicídio.

Números de internações no HGIP/ Ipsemg

Segue abaixo a relação das internações psiquiátricas no Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP):

• A clínica psiquiátrica representa aproximadamente 3% de todas as internações do HGIP;
• Em média, são aproximadamente 400 internações psiquiátricas por ano, o que resulta em pouco mais de 30 por mês;
• Tempo médio de internação: 11,5 dias;
• Idade média dos pacientes: 46 anos;
• A proporção entre os sexos é praticamente igual (50,7% feminino e 49,3% masculino);
• Cerca de 85% dos pacientes são da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Desses, 60% são de BH.

Onde buscar ajuda

A Central de Valorização da Vida (CVV) disponibiliza gratuitamente o telefone 188 para todo o território nacional, 24 horas por dia. As ligações são atendidas por voluntários preparados para conversar com quem busca ajuda e apoio emocional. O anonimato das pessoas em busca de ajuda é assegurado, bem como o sigilo de tudo o que dizem durante as ligações. Também é possível acessar o site para chat, Skype, e-mail e mais informações sobre ligação gratuita.

• Atendimento por chat ou por e-mail disponíveis no site: https://www.cvv.org.br/.
• Postos e horários de atendimento: https://www.cvv.org.br/postos-de-atendimento/

O Pode falar é um canal de ajuda em saúde mental para adolescentes e jovens, vinculado a UNICEF. Disponível em: https://www.podefalar.org.br/

Outros locais

• CAPS
• Unidades Básicas de Saúde
• Outras Unidades de Saúde
• UPA 24H
• SAMU 192
• Pronto Socorro

Confira abaixo, o mural feito pela equipe de Comunicação em parceria com o coordenador da Clínica Psiquiátrica do Ipsemg, dr. Fábio Rocha, para a campanha:

Confira também o artigo do dr. Fábio sobre o assunto, clicando aqui.

Publicado em 27/09/2022 12:00