Enfermagem do HGIP recebe nova tecnologia

Nos dias 21 e 22 de novembro, a equipe de Enfermagem do Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP), unidade própria do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), realizou in loco, um treinamento de cuidados de enfermagem com o Cateter Venoso Central de Inserção Periférica (PICC), em parceria com a Educação Permanente.

O PICC por micropunção guiado por ultrassonografia (US) é a mais recente tecnologia adotada no HGIP para a terapia endovenosa. O PICC é inserido em veia superficial da extremidade do corpo (braço) e progredido até a veia cava (cateter central), após uma punção venosa guiada por US, o que torna o procedimento mais seguro e assertivo. A solicitação de padronização deste dispositivo foi uma das ações gerenciadas pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NUSP) do HGIP, sendo a enfermeira Sarah Buzato de Souza Motta precursora do projeto.

Sarah Buzato de Souza Motta, enfermeira que hoje atua no Núcleo dos Protocolos Assistenciais de Enfermagem (NUPAE) explica que com o PICC “é possível melhorar a qualidade da assistência, aprimorar os conhecimentos e desenvolver novas habilidades tecnológicas. Além disso, o paciente elegível ganha mais conforto, segurança e eficácia durante o uso da terapia intravenosa.”. Ela ainda relata que “o PICC representa a concretização de um sonho antigo, e poder ver atuação dos enfermeiros deste time de PICC é muito gratificante”.

A gerente de enfermagem Ana Paula Renault da Silva ressalta que a adesão desta nova tecnologia é um passo muito importante para a melhoria na qualidade da assistência à saúde multiprofissional, envolvendo o uso de medicamentos e de nutrição endovenosa.

“Parabenizo aos enfermeiros do Time de PICC e aos demais envolvidos neste projeto, pelo compromisso e seriedade das ações desenvolvidas. A enfermagem precisa ocupar lugares assim, onde a tecnologia, o conhecimento e a ciência conferem ao cuidado um patamar de destaque e relevância”, enfatiza.

Treinamentos

Neste ano de implementação, um grupo de enfermeiros foi selecionado através das indicações dos coordenadores de enfermagem dos setores para realização do Curso de Qualificação e Inserção do PICC guiado por US. O curso é respaldado pelas legislações do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) e no HGIP o enfermeiro habilitado pelo curso deve realizar o procedimento seguindo as orientações do Protocolo institucional PRS ENF- 035 - Cateter central de inserção periférica por micropunção guiada por ultrassom.

Segundo a coordenadora do NUSP-HGIP, Shirley Cristina Maciel Rosa de Farias, o procedimento se destaca pelo padrão ouro de segurança conferida pelo uso do US, sendo no HGIP a assertividade das punções de 100%.

Publicado em 25/11/2022 11:37

IPSEMG IPSEMG - Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves - Rodovia Papa João Paulo II, nº4001 - bairro Serra Verde - 3º e 4º andares do prédio Gerais
Belo Horizonte/MG - CEP: 31630-901
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades, Política de privacidade  Telefones de contato