Hipertensão é tema de palestra nesta quinta-feira

A hipertensão arterial atinge 22,7% da população adulta brasileira, segundo pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde. Esse dado faz parte da pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel). O levantamento é realizado anualmente pelo Ministério e apresenta um diagnóstico da saúde do brasileiro por meio de questionários.

A doença é causada pelo aumento na contração das paredes das artérias ao fazer circular o sangue pelo corpo. Esse movimento acaba sobrecarregando vários órgãos, como o coração, os rins e o cérebro. De acordo com o Ministério da Saúde, a hipertensão é caracterizada por pressão arterial igual ou maior que 14 por 9 mmHg. Se não for tratada, a doença pode trazer complicações como entupimento de artérias, infarto e acidente vascular cerebral (AVC). O fumo, o sedentarismo e uma dieta rica em sódio e gordura são grandes causadoras da pressão alta.

Pensando em informar e alertar as pessoas, a equipe do Núcleo de Promoção da Saúde, em parceria com o Grupo de Hipertensão, apresenta a palestra "Pensar saúde é gostar de si mesmo". Apresentada pela enfermeira Eliza Rangel, responsável pelo Grupo, a palestra abordará aspectos para o controle da hipertensão arterial e melhoria da qualidade de vida. A Palestra será realizada no dia 31 de agosto, de 9h as 10h, na ala B do Centro de Especialidades Médicas, localizado na rua Domingos Vieira, nº 488, Bairro Santa Efigênia, Belo Horizonte.

Mais informações sobre o grupo de Hipertensão podem ser obtidas, de segunda a sexta-feira, de 7h as 19h, pelo telefone  3247-3350.


 

Publicado em 29/08/2012 18:50

IPSEMG IPSEMG - Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves - Rodovia Papa João Paulo II, nº4001 - bairro Serra Verde - 3º e 4º andares do prédio Gerais
Belo Horizonte/MG - CEP: 31630-901
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades, Política de privacidade  Telefones de contato