Mudanças em protocolos melhoram acolhimento no CEM

O Centro de Especialidades Médicas implantou novos protocolos de atendimento eletivo para avaliação do estado clínico dos bebês que nascem na maternidade do Hospital Governador Israel Pinheiro e para acompanhamento dos pacientes que se submetem à cirurgia naquela unidade. Atualmente, não é necessário ligar para o 155 com objetivo de marcar a primeira consulta eletiva de controle para esses pacientes.

Na data do nascimento da criança, a maternidade solicita uma reserva de consulta, que deverá acontecer até o sétimo dia de vida, seguindo diretrizes da Organização Mundial de Saúde. A mãe é comunicada por telefone, da data, horário, número do consultório e nome do pediatra que irá fazer a primeira avaliação do seu filho. Caso o bebê apresente alguma anormalidade antes do sétimo dia de vida, os pais ou responsáveis devem levá-lo ao Serviço Médico de Urgência (SMU).

Procedimento semelhante é adotado para os pacientes das clínicas cirúrgicas, cuja reserva da primeira consulta de retorno é feita, por e-mail, pela secretária de clínica no momento da alta, de acordo com a data solicitada pelo médico. Posteriormente, o paciente é informado, por telefone, sobre o agendamento da sua consulta. Se houver necessidade de novos retornos, estes podem ser agendados diretamente no guichê 22, no segundo andar do Centro de Especialidades Médicas.

O processo de marcação de cirurgia eletiva no Hospital Governador Israel Pinheiro também passou por algumas alterações. De posse do pedido de cirurgia, o paciente deve procurar a recepção da ala D: Central de Marcação de Cirurgia, no 2º andar do CEM para fazer a agendar a data do procedimento, marcar o risco cirúrgico e anestésico, se solicitado. Posteriormente, ele receberá, por telefone, a informação sobre o dia de sua cirurgia, bem como orientações sobre a internação e demais providencias necessárias.

A Chefe do Departamento de Assistência Ambulatorial do CEM, Ana Paula Renault da Silva, explica que as medidas fazem parte do Programa de Humanização do Atendimento, visam proporcionar mais conforto e segurança para os pacientes, bem como evitar transtornos e deslocamentos desnecessários.
 

Publicado em 22/10/2012 09:49

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