Marcação de exames e/ou procedimentos

Atualizado em: 13/06/2023

Descrição:

A marcação de exames na rede própria do IPSEMG - capital pode ser realizada pela Central de Atendimento do LigMinas pelo telefone 155 (telefone fixo) ou (31) 3069-6601 para ligações por celular ou para residentes fora de Minas Gerais, de segunda-feira a sexta-feira das 7h às 19h.

Para a rede de prestadores credenciada do IPSEMG, o agendamento é feito diretamente nos consultórios, clínicas, hospitais, laboratórios do prestador, por meio dos telefones constantes no catálogo eletrônico que está disponível no link abaixo.

Para solicitar autorização para os exames e/ou procedimentos classificados como alta complexidade - neste caso o médico assistente tem conhecimento sobre para quais exames há essa exigência -  pelo IPSEMG, é necessário autorização prévia tanto para a rede própria como para rede credenciada no interior e na capital.

O processo de solicitação, análise e autorização prévia é realizado via SAFe - Sistema de Autorização e Faturamento Eletrônico do IPSEMG. Para submeter a solicitação à análise da Central de Regulação e obter a senha de pré-autorização:

• Prestadores de serviço - deverão cadastrar a solicitação no sistema SAFe;
  • Beneficiários - deverão entrar em contato com a Central de Atendimento - LigMinas, pelo telefone 155 (telefone fixo) ou (31) 3069.6601 para ligações por celular ou para residentes fora de Minas Gerais, opção 03 - Serviços do IPSEMG e em seguida opção 04 - Autorização de procedimentos, ou comparecer à unidade regional mais próxima.

É necessário o preenchimento de todos os campos do formulário: Pedido de Diagnóstico e Tratamento (localizado nos links abaixo) para a análise da auditoria médica do IPSEMG.

Para preenchimento dos campos referentes ao código e à descrição do procedimento, consultar a Tabela de Procedimentos de Internação Hospitalar que também está localizado nos links abaixo.

Documentos necessários:

• Cartão do Ipsemg do beneficiário;
  • Carteira de Identidade ou outro documento legal que conste foto, data de nascimento, filiação e naturalidade;
  • Pedido médico original;
  • Laudo médico devidamente preenchido e assinado pelo médico solicitante do procedimento classificado como alto custo - (Pedido de Diagnóstico e Tratamento).

Conforme regras de coparticipação.

Centros, Agências e Postos Regionais do Ipsemg

Exames, Terapias e Procedimentos Simples

Exames, Terapias e Procedimentos Especiais

Guia Médico (Catalágo da rede assistencial)